12 de maio de 2013

195 municípios continuam em emergência em todo o Piauí.


Um total de 199 municípios do Piauí continua em estado de emergência por conta da estiagem. Para tentar amenizar a falta de água nessas cidades, a Defesa Civil e o Exército Brasileiro realizam a Operação Carro-Pipa. "São 195 municípios que ainda estão passando por dificuldade. A operação acontece desde o ano passado. Depois das chuvas da primeira quinzena de março, a operação chegou a ser suspensa, mas já retomamos as atividades", diz Jerry Herbert, diretor da Defesa Civil do Piauí.
A parceria entre Exército e Defesa Civil utiliza 700 carros-pipa para atender 90 municípios. A situação mais crítica continua sendo a das cidades localizadas na região Sul do Estado, como, por exemplo, Queimada, São Raimundo Nonato e Fronteiras do Piauí. "A gente não queria estar nessa situação, mas de junho em diante, que são geralmente os meses que não chove, a operação tem que continuar e nós não os deixaremos desassisti-dos", garante Jerry Herbert.
O diretor da Defesa Civil conta ainda que até o mês de março, a Operação tinha 230 carros-pipa. Agora, será feito um levantamento para definir para quais locais eles serão mandados, os locais mais necessitados. Além dos carros que abastecem as comunidades, a operação leva equipamentos de perfuração de poços aos atingidos pela seca.
A distribuição de água aos moradores é feita somente após a visita dos oficiais do Exército que distribuem tickets para as famílias. Em seguida, as famílias entregam esse bilhete aos pipeiros para receber a água. O Exército Brasileiro está fazendo um levantamento da situação nos municípios no Estado, para apontar onde estão as comunidades mais castidades pela estiagem. A partir deste estudo será possível otimizar o atendimento e buscar novas soluções para os problemas gerados pela seca.




Fonte: Com informações de Diário do Povo


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)