30 de maio de 2013

Egresso UESPI campus Parnaíba recebe premiação em simpósio na USP  Publicidade

FILHO DE FRONTEIRAS RECEBE MENÇÃO HONROSA




O Cirurgião Dentista Raony Môlim, egresso do curso de Odontologia da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, campus Parnaíba, recebeu premiação com menção honrosa pelo melhor trabalho geral, apresentado na Universidade de São Paulo – USP, na cidade de Ribeirão Preto.
“Condições orofaciais em hansenianos de região endêmica do Brasil” foi o tema do trabalho de iniciação científica em que Raony participou, junto com outros colegas da UESPI/Parnaíba enquanto acadêmico e que o levou a ganhar o prêmio de melhor trabalho na USP.
A professora Lucielma Palmito, orientadora do grupo de iniciação científica em que Raony Môlim participou e fez as pesquisas pertinentes ao trabalho premiado, ressaltou o objetivo das pesquisas. “Ele sempre foi muito focado e o trabalho tinha como objetivo buscar através dos diagnósticos um planejamento para melhor atendimento aos pacientes com hanseníase e suas sequelas bucais”, comentou a professora.
Ao explicar o porquê do trabalho premiado, Raony diz que o certo preconceito que sofrem os hansenianos o levou a pesquisar sobre a temática. “Resolvemos pesquisar sobre os hansenianos por perceber o certo preconceito que sofrem, causando assim um certo impacto social, destacando que geralmente só nos estágios mais avançados da doença é que se manifestam lesões bucais”, explicou.




Raony Môlim esteve na ASCOM no início do ano. Fez parte da turma de Odontologia que foi aprovada em concurso
A professora Doutora Luciana Saraiva, presidente do Comitê de Ética em Pesquisa da UESPI,  foi co-orientadora do trabalho e comentou sobre a situação dos pacientes diagnosticados. “Os pacientes diagnosticados eram pacientes em tratamento buco-facial curados ainda em tratamento nas Unidades Básicas de Saúde – UBS de Parnaíba. Constatamos que a cidade era uma região endêmica, com bastante pessoas com aquela patologia (doença)”, afirmou.
Dentre os 40 trabalhos apresentados, foi o de Raony que obteve mais destaque, trabalho este realizado durante o fim de sua graduação na cidade de Parnaíba, no período de 2011 à 2012. Nos dois últimos anos foram feitas pesquisas com hansenianos em postos de saúde junto às equipes do Programa de Saúde da Família – PSF e no Hospital Colônia do Carpina, para assim serem feitas análises de pessoas com lesões bucais que não tinha tratamento adequado para que fossem averiguadas quais as condições dentárias.

Por Jhayson Phillipe (Estagiário ASCOM)

Fonte: Uespi
Edição: Proparnaiba.com


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)