4 de dezembro de 2013

BIOGRAFIA DE CHICO ABÍLIO



A BIOGRAFIA DE FRANCISCO ALVES DE SOUSA 
( MESTRE CHICO ABÍLIO)

O PATRONO DA LOJA MAÇÔNICA MESTRE CHICO ABÍLIO Nº 4246 


    


       Nasce em Fronteiras - PI, no dia 02 de julho de 1926. Filho do pedreiro Abílio Alves de Sousa e da dona de casa Maria Ana de Jesus. De família pobre e numerosa, começa a trabalhar logo cedo, aos 08 anos, com o próprio pai, como ajudante de pedreiro. Por conta da necessidade de trabalhar e ajudar no sustento da família, frequenta a escola por apenas seis (6) meses na 3ª série do ensino primário, hoje fundamental. Na adolescência, apesar de continuar trabalhando durante o dia, começa a comprar seus próprios livros e estuda, sozinho, em casa à noite, tornando-se assim, um autodidata.

      Casa-se no ano de 1952, aos 26 anos, com a professora formada Nair Bezerra Pereira Alves, com quem teve 12 filhos. Três deles, faleceram com menos de um ano de idade, e entre os sobreviventes, consegue, a custa de muitos esforços conjuntos formá-los nas profissões de médico, engenheiro civil, dois advogados, psicóloga, enfermeira e professoras.

        No ano de 1956, faz sua primeira viagem a Teresina, capital do estado, onde presta concurso para os correios e telégrafos, sendo aprovado em 3º lugar. Trabalha na empresa até se aposentar na função de inspetor de linhas telegráficas, após ter feito um treinamento, durante três (3) meses, no Recife - PE, com 115 funcionários da empresa, oriundos das regiões Norte e Nordeste do Brasil, obtendo ao final do curso o segundo lugar geral e sendo escolhido, por unanimidade dos colegas, o orador oficial da turma.
Ingressa na política levado pelo seu sogro, Antônio Francisco Pereira, fundador e prefeito de Fronteiras por cinco (5) mandatos eletivos. Em 1970, candidata-se ao cargo de prefeito, sendo eleito. Governa o município no período de fevereiro de 1971 a fevereiro de 1973. Durante o seu mandato, dentre outras importantes realizações, coloca energia elétrica e água encanada do Açude Barreiras na sede do município, sendo considerado, até hoje, como um dos melhores prefeitos da história de Fronteiras. Em 1996, decide candidatar-se ao cargo de vereador pelo PSDB, sendo eleito com a maior votação já obtida para câmara municipal (568 votos) e exerce o mandato no período de 01 de janeiro de 1997 até 01 de janeiro de 2001.

       Maçom ativo e atuante por quase trinta anos, teve sua iniciação nos sublimes segredos da ordem maçônica, no dia 16 de março de 1974, no templo da Loja Maçônica Segredo, Força e União Picoense, situada a rua Monsenhor Hipólito Nº 521, oriente de Picos - PI e filiada ao Grande Oriente do Piauí/Brasil. Membro fundador da Loja Maçônica Francisco Tome da Frota, em Fronteiras, onde ocupou os mais diversos cargos, dentre os quais o de Secretário (Período de 14/06/1985 à 07/06/1986, o de Orador, em duas ocasiões (Períodos de 25/06/1982 à 15/06/1984 e de 07/06/1986 à 11/06/1988 e o de Venerável Mestre (Período de 15/06/1984 à 14/06/1985). Foi também o doador do terreno, hoje avaliado em R$ 200.000,00, e onde está situado o templo da loja, por ele construído. Iniciou-se em 15 de novembro de 1984, na Loja de Perfeição Acácia Picoense, na cidade de Picos - PI e chegou ao grau 14 da maçonaria filosófica, ocupando o cargo de orador na citada loja. Recentemente, com a criação da Loja Maçônica do Grande Oriente do Piauí/Brasil em Fronteiras - PI, fato ocorrido em 10 de janeiro de 2013, foi homenageado por todos os membros fundadores, com o nome da oficina, que passou a chamar-se Loja Maçônica Mestre Chico Abílio nº 4246, pois era dessa forma que era mais conhecido por todos. Vale ressaltar que entre os fundadores, existem três filhos: Sebastião Wágner Pereira Alves, Francisco Alves de Sousa Filho e José Evandro Pereira Alves, dois netos Antonio Emerson Pereira Alves Assunção e Caio Ihering Pereira  Alves Madeira Bezerra, um irmão, Francisco Taumaturgo Alves de Sousa, dois Sobrinho, Valmir Bezerra Feitosa e Valber Bezerra Feitosa e um genro Manoel Juraci Bezerra.

      Apaixonado pelo o Direito, estuda e aprende sozinho, sem frequentar a universidade, a ciência que estuda as leis. Como advogado provisionado, faz, em Teresina, em duas ocasiões, teste para o registro da OAB, sendo aprovado, em ambas, em primeiro lugar no estado do Piauí. Na profissão de advogado, atua em várias comarcas da região e em três estados da federação, por mais de quarenta anos, sendo inclusive, durante muito tempo o único a atuar na comarca de Fronteiras. Exerceu ainda como 1º adjunto do Ministério Público, o cargo de Promotor de Justiça no período de 08/06/1951 a 15/11/1959.

        Historiador, pesquisador, memorialista, arquivista e escritor, deixou escrita a maior e mais completa obra sobre a história de Fronteiras e sua gente. Fruto de um trabalho incansável de vários anos de pesquisa em livros, paróquias, cartórios, empresas e, sobretudo, anotações catalogadas nos últimos sessenta anos de sua vida, junto a seus antepassados, fazendo para tanto, várias viagens a outros estados e municípios. Retratou sua terra e sua gente nos mais variados aspectos, ressaltando o trabalho sobre a árvore genealógica de Fronteiras, desde os primeiros habitantes até nossos dias. Deixou escrito uma centena de artigos, sobre os mais variados temas, e inúmeros trabalhos, especialmente, nas áreas de história, geografia e cultura em geral, que muito já serviram e continuam a ser fontes de pesquisas para os estudantes e a comunidade fronteirense, contribuindo assim, na educação e formação da nossa sociedade.

       Morre, em Teresina, no dia 16 de abril de 2011, sendo sepultado em sua terra natal, Fronteiras, único lugar que verdadeiramente amou e pelo o qual dedicou toda a sua existência.

Escrita pelo seu filho Francisco Alves de Sousa Filho (Aécio



 Francisco Alves de Sousa Filho(Aécio)
Filho de Chico Abílio

 Sebastião Wagner Pereira Alves
Filho de Chico Abílio
José Evandro Pereira Alves
Filho de Chico Abílio

 Família de Chico Abílio ao lado do Eminente Grão Mestre Francisco José

 Antonio Emerson Pereira Alves Assunção
Neto de Chico Abílio

 Caio Ihering Pereira Alves Madeira Bezerra
Neto de Chico Abílio

 Francisco Taumaturgo Alves de Sousa
Irmão de Chico Abílio

 Valter Bezerra Feitosa
Valmir Bezerra Feitosa
Valber Bezerra Feitosa
- Sobrinhos de Chico Abílio -

 Manoel Juraci Bezerra 
Genro de Chico Abílio


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)