24 de fevereiro de 2014

PROFESSOR AUGUSTO HOMENAGEIA PADRE GREGÓRIO





O PROFESSOR AUGUSTO SOARES HOMENAGEOU O PADRE GREGÓRIO COM UM LINDO TEXTO.

Professor Augusto Soares


LEIA O TEXTO ABAIXO:



Diocese de Picos
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Posse do novo Pároco: Padre Gregório Leal Lustosa.
Fronteiras (PI), 23 de Fevereiro de 2014.

Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, estimado clero que aqui se faz presente, caríssimos Ministros Extraordinários da Distribuição da Eucaristia, equipe de Liturgia, distintas pastorais e grupos, seleta comunidade Picoense, queridas áreas Pastorais de São Julião e Vila Nova, caras Comunidades Eclesiais de Base, excelentíssimas autoridades, amada cidade de Fronteiras, Adorado Padre Gregório,
BOA NOITE!
Ao término dessa abençoada Celebração Eucarística, agora temos os nossos corações contritos, as almas repletas da graça e do amor de Nosso DEUS, portanto nossa mentalidade profana é invadida de forma suntuosa por uma consciência divina, o Espírito Santo acampa nosso ser. No encontro de Jesus conosco no Sacramento da Comunhão, o céu se abre e se instaura o momento perfeito de louvor e de agradecimento, e aí começa a missa de fato!
Transcorria ainda o ano de 2013, quando toda a diocese, pega de surpresa, recebe uma notícia: “Haverá uma reconfiguração em algumas paróquias” – o quê? – perguntamo-nos atônitos –“Mudança de Padres” – veio a confirmação. De imediato, como é comum, ficamos intrigados e o “porquê” foi inevitável. A resposta: “Desígnios de Deus!”, pois enquanto a capacidade humana se questiona com perguntas retóricas, Deus age por meio dos seus enviados e nos satisfaz com os seus resultados. Retomo aqui um verso de Clarice Lispector: “Só o que está morto não muda!” O Bispo, nosso pastor, consciente de suas decisões, nada mais quer do que dinamizar a nossa Igreja e assim potencializar o projeto de Deus para com seus fiéis. A permuta entre os padres, os quais passam a viver novas experiências de vida só intensificam a fé deles lhes proporcionando novas concepções do amor e do serviço contidos em sua vocação. Cada escolha em nossa vida exige uma renúncia, portanto ao atender o chamado de Deus, o Padre renuncia todas as amarras e sempre que necessário, mais do que uma questão de obediência ao seu superior terreno, mas também pela natureza de sua missão deve seguir novos itinerários. Reflitamos com as sábias palavras do evangelista João que nos fala: “O senhor nos incumbiu de levar o seu Evangelho além das fronteiras, desertos e mares, a todos os moradores da terra, porque recebermos a oferta da salvação não foi para guardá-la consigo mesmo, mas para que vades, e deis frutos e os vossos frutos permaneçam para sempre.” (João 15.16). Então compreendamos que cada padre passa por uma paróquia, dá seus frutos e cabe a nós cristãos torná-los eternos, multiplicar-vos. Então “PICOS” não lamenteis a perca de algo que tem morada fixa em seus corações: o Padre Gregório. “FRONTEIRAS” não reclamem a ausência dos passos de Padre Antônio, pois suas pegadas estão fossilizadas em nossas almas!
Hoje queremos literalmente “CELEBRAR”. Celebrar o início de um novo capítulo da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, celebrar a chegada de um ilustre personagem que vem nutrir a odisseia fronteirense. E para os que não o conhecem ainda, prestem atenção nesta historinha:
No dia 12 de março de 1964, em Malhada, interior de Santa Cruz do Piauí, nascia o caçula de Dona Filomena Maria Lustosa e de Seu Antônio Ferreira Lustosa, era o décimo filho do casal de agricultores. Puseram-no o nome de Gregório, que significa “o acordado”, “o vigilante” que desde muito cedo já dedicou - se aos estudos. O mesmo teve que se deslocar para a sede da cidade onde foi morar com Dona Amparo e em seguida com Dona Alzenir que foram verdadeiras mães para ele. Sempre que a saudade apertava, aos finais de semana, aquele jovem retornava a pé até a sua localidade de origem para visitar seus pais.
Ainda criança, Gregório se apaixonou pelas estações da via sacra e que continuaram fazendo parte de sua vida ainda na juventude. Outra marca registrada naquele rapaz era o seu amor ao próximo e o seu jeito harmonioso de ser com todos na igreja, fato que chamou atenção do seu pároco Padre José Albino de Carvalho, que aos poucos se tornou o seu orientador espiritual e lhe lançou a proposta de ingressar num seminário, vendo no rosto daquele jovem um futuro padre e apostando piamente naquele vocacionado que aceitou o convite e foi morar em Picos, em seguida em Floriano e por último na capital Teresina onde concluiu os seus estudos de Filosofia e Teologia.
Foi ordenado diácono na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios em 1994 e em 17 de junho de 1995, ordenado presbítero em sua terra natal. A princípio foi servir na Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, onde passou pouco mais de dois anos. Assumiu a Paróquia de Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana, onde ficou por quase onze anos. Dia 10 de maio de 2008 tomou posse na Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, durante 5 anos e 8 meses e que hoje, 23 de fevereiro de 2014, foi empossado como o novo Padre da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Apresentado o personagem agora descrevo o ambiente que servirá de cenário nesta história real atuada pelo Padre Gregório e por todos nós: a Paróquia de Fronteiras, mas não somente a paroquia pela ótica geográfica, mas também pela visão humana cristã. Formada pelas cidades de Vila Nova, São Julião, pela Sede Fronteiras e suas respectivas comunidades, povoada por pessoas pacatas, religiosas, engajadas e, sobretudo ávidas pela palavra de Deus e pela a salvação! A partir de agora o adotamos como nosso filho para que o Senhor seja o nosso querido “PAI”. Que o Senhor represente para nós a figura de Abraão e amplifique a nossa fé. A paróquia e em especial a cidade de Fronteiras, sua nova referência familiar, sua nova casa te acolhe de braços abertos, esta cidade de paz, de alegria e que reconhece o valor do padre em nossa sociedade. Cada lar fronteirense será também o seu lar, considere-se um consanguíneo nosso e receba o calor de nosso abraço! Que a virgem Maria, aquela que nesta terra veneramos como a Virgem do Perpétuo Socorro te cubra de bênçãos e continue te inspirando para que cada vez mais digas sim ao Projeto de Deus. E saiba que nossa Fronteiras não terá fronteiras para o seu novo trabalho pastoral, que as barreiras que o senhor encontrará serão somente as do Açude, pedra? Só a do gavião lá no morro e o Socorro além do rio, o de Nossa Senhora. Ah! E não se esqueça de que o Senhor agora também atende pelos gentílicos de São Juliãoense e Vila Novense.
Por fim, esperamos que por seu intermédio sejamos libertos, sejamos curados, que o Senhor continue o trabalho do nosso estimado Padre Antônio, mas que também renove, inove, resgate os jovens, represente o elo perdido entre aqueles que hoje estão marginalizados e Deus, fomente em nós o hábito constante da oração e da caridade, nos ajude a sermos mais santos, com o seu carisma restaure a nossa igreja povo, nos faça amar ainda mais nossa mãe incomparável, Maria, nos faça sentir mais nitidamente a presença de Deus e do Espírito Santo em cada sacramento que recebermos nos mostre a luz quando formos atingidos pelo crepúsculo do desânimo e da tristeza, nos instrua com a força das Sagradas Escrituras e que na coexistência da tua ordem sacerdotal e da comunhão possamos enxergar na interface da santa eucaristia o rosto de Cristo.
Eu, personificando toda a Paróquia fui incumbido desta nobre tarefa de vos saudar e achei por bem o fazê-lo por meio destas singelas palavras que saíram do íntimo do meu ser, mas que com certeza foram emanadas por cada um desses seus novos paroquianos, assim sendo te entregamos junto com a chave da cidade e as chaves da Igreja as chaves dos nossos corações! Padre Gregório Leal Lustosa, SEJA BEM-VINDO!


Por Augusto Soares.

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)