20 de maio de 2015

Populares bloqueiam BR-316 em disputa por apartamentos da Caixa



O delegado da Polícia Federal, Alex Raniere, destacou que as ações estão sendo feitas em regime de urgência.



Via e-mail, a comunicação da Caixa Econômica Federal, enviou nota onde esclarece sobre as ações de desapropriação no residencial. Leia abaixo a nota na íntegra:
Com relação aos Residenciais do programa Minha Casa Minha Vida invadidos, em Teresina, a Caixa Econômica Federal informa que entrou com pedido de reintegração de posse das unidades. A Justiça Federal acatou o pedido e a reintegração de posse está sendo cumprida pelas autoridades competentes. Essa medida tem objetivo de garantir o direito dos reais beneficiários selecionados pelo programa. A CAIXA ressalta que, após a retomada dos empreendimentos, as unidades serão vistoriadas e direcionadas às famílias devidamente selecionadas pela poder público, de acordo com as regras do programa.
Atenciosamente
Assessoria de Imprensa da CAIXA
Atualizada às 12h10
Em contato com a assessoria de comunicação da Caixa Econômica Federal, em Teresina, a informação obtida seria de que os apartamentos fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. A assessoria não se posicionou oficialmente e disse que está preparando um material para encaminhar aos veículos de comunicação.
Atualizada às 11h30
O delegado da Polícia Federal, Alex Raniere, destacou que as ações estão sendo feitas em regime de urgência. Segundo ele, a determinação foi de que os moradores teriam até 10 dias para desapropriarem as residências. “Estamos dando um prazo para eles deixarem as casas de forma voluntária. Caso contrário teremos de mobilizar a polícia para que realize esse trabalho”, disse em entrevista à TV Meio Norte.
O diretor do setor de segurança patrimonial da Eletrobras, Carlos Petrônio, disse também que a empresa tem agido a partir da determinação da PF. “Recebemos a denúncia da polícia e da Caixa Econômica de que no local haviam diversas ligações clandestinas. Acionamos a Polícia Militar para nos acompanhassem e estamos aqui com 30 funcionários para realizam o corte dessas ligações”, afirmou.
Atualizada às 11h15
De acordo com a Polícia Militar, uma mulher foi autuada por ter agredido um PM durante as tentativas de apaziguar a situação. A mesma foi encaminhada para a Central de Flagrantes. O inspetor Fabrício Loiola, da PRF, informou que a BR segue bloqueada por tempo indeterminado. “Bloqueio total nos dois sentidos da BR-316″, relatou.
A tenente coronel Júlia Beatriz, comandante de gerenciamento de crise da Polícia Militar, disse ao O Olhoque cerca de 1000 apartamentos do residencial Torquato Neto, localizado na zona Sul de Teresina, foram ocupados irregularmente.

(Foto: PRF)
A Polícia Militar e Oficiais de Justiça estão notificando os ocupantes. “Após essa notificação, os invasores terão dez dias para desocuparem os apartamentos”, explica a tenente coronel.
Caso não obedeçam a ordem judicial no prazo estipulado, a Polícia Militar vai iniciar a desapropriação dos ocupantes e obrigá-los a sair das unidades habitacionais. “Alguns destes moradores estão com os ânimos exaltados, mas estamos fazendo o que a justiça determina”, acrescenta a tenente Júlia Beatriz.
A Eletrobras também está participando da ação da polícia, fazendo o desligando das ligações elétricas clandestinas dos apartamentos. As ocupações irregulares no residencial Torquato Neto foram denunciadas à Justiça por meio da Caixa Econômica Federal, responsável pelo empreendimento.

(Foto: Coiote/O Olho)
POPULARES BLOQUEIAM A BR-316 EM PROTESTO CONTRA DESAPROPRIAÇÃO
Um grupo de aproximadamente 150 pessoas interditou e ateou fogo em pneus na BR-316, no Portal da Alegria, extremo Sul de Teresina.
Segundo apurou a reportagem do O Olho, a confusão se deu após uma tentativa de reintegração de posse em apartamentos da Caixa Econômica, que estavam sendo ocupados por famílias sem teto.

(Foto: Coiote/O Olho)
O residencial é composto por 32 blocos de apartamento, com quase 300 apartamentos residenciais. As casas que estão construídas há mais de três anos ainda não possuem instalação elétrica e hidráulica.
No local, equipes da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária Federal, Oficiais de Justiça e representantes da Caixa Econômica Federal tentam conter os populares.
Ainda na tarde desta terça-feira (19/05), uma equipe de reportagem da TV Cidade Verde conseguiu flagrar o momento em que populares tentavam invadir casas e arrombaram algumas portas.

(Foto: Coiote/O Olho)


Fonte: Piauí em foco





COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)