5 de março de 2016

Rejane Dias faz apelo para professores voltarem às salas de aula


A secretária de educação Rejane Dias fez um apelo nesta sexta-feira (4) para que os professores voltem às aulas. A categoria, que exige reajuste salarial de 11,36% está em greve desde o dia 15 de fevereiro, data em que teve início o período letivo. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ela disse que o momento é atípico e exige compreensão dos trabalhadores.
“Reconhecemos os direitos, mas é um momento atípico, por isso a gente faz esse apelo para que os professores retomem às aulas e resgatem a credibilidade da escola pública para que no próximo ano aconteça  o que aconteceu”, afirmou se referindo a queda no número de matrículas em 2014, o que terminou impactando em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Secretária de Educação, Rejane Dias – Foto: Cidade Verde
“A nossa grande preocupação é que o Fundeb repassa os recursos com base nas matrículas. Nós tivemos uma queda muito grande nas matrículas. Tivemos meta para 2016 de aumentar em 50 mil essas matriculas, chegamos a 90 mil. O Piauí chegou a ter 300 mil matriculas. A nossa preocupação é de que se não chegar os entendimentos perdemos essas matriculas. Isso vai impactar na remuneração dos professores”, afirmou.
Rejane ressaltou que o governo tentou por várias vezes chegar a um entendimento. “Apresentamos a proposta de parcelar em 5 vezes, depois reduzimos para duas. Por isso estamos aqui fazendo esse apelo. Estamos entusiasmado com o Enem”, frisou.
A secretária falou ainda do andamento de várias obras, como a construção de novas escolas de tempo integral. “Temos 44 escolas de tempo integral, a meta é chegar ao final dos 10 anos com 50% das escolas  adaptadas para este modelo”, finalizou.
No dia 2 de março o desembargador Francisco Antonio Paes Landim decretou  parcialmente ilegal a greve dos professores da rede estadual de ensino. Na decisão, o magistrado ordena que 70% dos trabalhadores voltem à sala de aula para não prejudicar o ano letivo. O Sindicatos dos Trabalhadores em Educação disse que vai recorrer da decisão.
Cidade Verde





COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)