1 de novembro de 2016

Estudante do Piaui é premiada e chora ao receber titulo na olimpiada de lingua portuguesa


A Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”, que este ano chega à sua 5ª edição, apresentou os 38 finalistas do gênero artigo de opinião. Dentre eles está a jovem de Regeneração, Francisca Nágila Soares dos Santos, aluna da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes. Ao ser anunciada, a estudante se surpreendeu e chorou de emoção.

Com o artigo “Por um pouso seguro das andorinhas”, a aluna de Regeneração, foi a única premiada, concorrendo com mais três alunos piauienses nas semifinalistas regionais. Ao lado da professora, Leila Pereira de Araújo, Nágila participou da cerimônia de premiação regional realizada em São Paulo, com a presença de outros 125 estudantes semifinalistas de todo o país. Apenas 35 deles foram premiados.
O processo de avaliação e seleção dos textos aconteceu dia 27 de setembro e a Comissão Julgadora Estadual do Piauí recebeu 455 textos das Comissões Julgadoras Municipais, sendo 74 Artigos de opinião, 123 Crônicas, 125 Memórias literárias e 133 Poemas. Destes, 16 foram selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis para o estado na próxima etapa. 
A olimpíada objetiva aprimorar a didática dos docentes de Língua Portuguesa para desenvolver competências de escrita em seus alunos e contribuir com a melhoria do ensino público. O gênero foi trabalhado por alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio da rede pública. Outros gêneros como Memórias Literárias (7º e 8º anos) e Crônicas (9º Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio) foram trabalhados por candidatos de todo o Brasil.
Os Encontros

A Etapa Regional é composta por quatro encontros, cada um dedicado a um dos gêneros textuais trabalhados no Programa: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião.
Esses encontros têm duração de três dias e, neles, são realizadas oficinas de formação, palestras, passeios culturais e diversas outras atividades com o objetivo ampliar o repertório e as habilidades de leitura e escrita dos alunos, além de apresentar, aos professores, propostas destinadas a contribuir para a melhoria do trabalho docente.
Participam presencialmente os 500 alunos semifinalistas e seus professores, 125 em cada gênero, que viajam para uma das capitais brasileiras escolhidas para sediar os eventos. As viagens são totalmente custeadas pelos realizadores da Olimpíada.

Fonte: Cidadeverde.



COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)