12 de novembro de 2016

Xaxá anuncia o retorno dos “Geniais de Amarante”, a maior banda do Piauí


O cantor Xaxá Nobre anunciou, em sua página em uma rede social, o retorno da maior Banda do Piauí de todos os tempos, “Os Geniais de Amarante” e ainda com a sua formação original, o que significa dizer que com qualidade total.
Quem não lembra dessa banda que atraia multidões em todo o Norte Nordeste do Brasil? Aqui em Barras, me recordo de shows memoráveis e com centenas de pessoas dançando ao som do vocalista “Xaxá”. “É show dos Geniais hoje? Vamos lá senão ninguém consegue entrar”. Era assim, durante mais de 20 anos, sucesso absoluto!

O COMEÇO
No começo da trajetória vitoriosa dos “Geniais”, em meados dos anos 70 dó século que se passou, foi criada a Banda “Os Geniais Carlos Gomes” (Depois passou para o nome de Geniais de Amarante), no começo era apenas um pequeno Grupo que tocava  em bailes na cidade e festa na zona rural com o uso de gerador de energia(Eram somente 8 integrantes, eram eles:Cancela, Juá, Lindomar, Vicente, Nenego, Chico Paulo e Chico Pesão .

O APOGEU DOS “GENIAS DE AMARANTE” :
O Sucesso já se difundia por cidades vizinhas, no Maranhão e em todo o Médio Parnaíba.Em certa ocasião o conjunto estava ensaiando para um baile de formatura no Iate Clube de Amarante, que tinha como Presidente o Médico Miranda Peixoto, quando houve um curto circuito de energia(Queimou quase todo os equipamentos),O Médico comprou os equipamentos e depois a Prefeitura o ressarciu.
A partir dai o Dr. Miranda começou a tomar gosto pelo conjunto e convidado por Luiz Alberto para ser diretor, começou a equipar “Os Geniais” com artefatos comprados em São Paulo e Salvador, no começo o carro que transportava os músicos era uma C-10 e foram adquiridas duas kombis , o ex-prefeito da cidade tinha um cunhado em Crato-CE que lhe deu sustentáculo para o modernização do conjunto, depois foi adquirido 01 ônibus, 01 sistema de som de um empresario da Paraíba e trouxe para a cidade um controlador de som de Campina Grande-PB, a partir dai ninguém segurava mais “Os Geniais” tocando já em quase todo o estado do Piauí e Maranhão.O primeiro Baile dos “Genias” em Teresina foi na União Artística Operaria em 1979, ai depois todos os clubes sociais da época receberam o” fenômeno amarantino”, Jockei, Iate,Clube do Professor,Noite Clube, Cabos e Soldados,Classes Produtoras,AABB, Circulo Militar…Todos casas cheia! A direção da Banda continuou ousando e foram comprar em Miami(EUA) aparelhagem de 1º mundo da época, foi contratado o Mesário de Som (Osvaldo) que já tinha trabalhado com “Os Pholhas” e Rita lee, o Mesário passou uma boa temporada com a banda.
Ao som de um repertorio eclético , tocou em vários estados do Nordeste brasileiro, São Luiz, Pernambuco,Ceara, Sergipe,Alagoas,Goias,Pará e outros estados.Foram mais de 20 anos do topo das paradas de sucesso e teve sua decadência no inicio dos anos 90.
CONFIRA UM POUCO DOS INTEGRANTES DO GRUPO, EXTRAÍDO DO LIVRO DE LUIZ ALBERTO:
Amarantino talentoso – Ramiro Ângelo da Silva, um dos músicos mais habilidosos que Amarante já teve. Trompetista e vocalista e, atualmente, funcionário público do estado de Tocantins, onde é professor de ensino médio e superior na cidade de Guaraí. Ramiro como é mais conhecido em nosso meio, é formado em Pedagogia, Geografia e outros cursos de especializações. Trata-se de um amarantino inteligente, talentoso, simpático, prestativo e portador de outras virtudes. Trabalhou em várias bandas do Brasil; foi militar do Exército Brasileiro; 3º sargento da Polícia Militar do Estado de Tocantins; bancário em Goiânia – Goiás e exerceu outras funções de trabalho por este Brasil afora. Vale esclarecer que o amigo Ramiro, foi um dos destaques da banda Os Geniais, onde assumiu por longos anos a função de instrumentista, vocalista, diretor artístico e tesoureiro do conjunto. Vale enfatizar que o habilidoso músico e professor amarantino é casado com a simpática Izelda Silva. Do matrimônio, talentosos filhos: Ana Etelvina, Etelviane e Diogo (estudantes).
Fama musical – Francisco Paulo Araújo Silva, o popular Chico Paulo, natural de Regeneração – Piauí, músico intérprete e compositor, um dos maiores colaboradores para o sucesso de Os Geniais. O artista regenerense ingressou na banda amarantina meses depois de sua criação. Morou por um bom tempo em Amarante e constituiu largas amizades. O povo de Amarante é fã de carteirinha deste grande cantor piauiense. Após sua longa passagem no “Os Geniais”, o famoso músico foi dirigir Aquarius, banda da mesma empresa, sediada em Teresina. Depois dirigiu e cantou em outras bandas do Piauí. Há um bom tempo, o histórico artista regenerense montou seu próprio grupo musical: Vôo Livre, também conhecido em nosso meio como Chico Paulo e Seus Pupilos. A banda gravou CDs e DVDs e faz muito sucesso por onde toca. Vale ressaltar que o famoso Chico Paulo gravou disco solos. Sua voz inconfundível e marcante se ouve muito em Amarante e seus CDs e DVDs sempre exibidos em bares e nos lares amarantinos.  O famoso cantor casou-se com a regenerense Maria Guadalupe Soares da Silva, técnica em enfermagem (separados). Do matrimônio, talentosos filhos: Givanildo, Francislene e Francisléia (maiores de idade)
Destaque musical – Francisco das Chagas Matos, o popular Chagas Guitarrista, considerado o melhor guitarrista de Amarante de todos os tempos e um dos melhores que o Piauí já teve. Trabalhou em bandas do Piauí, Maranhão, Bahia e Pernambuco, mas ficou conhecido nacionalmente através de Os Geniais. Foi proprietário do grupo musical Tempero (Amarante). Tocou por uma boa temporada em Bandas de Salvador, em seguida Juazeiro (BA). Acompanhou com o seu instrumento (guitarra) em várias cidades do Brasil, famosos cantores, inclusive, um grupo de artistas peruanos. Chagas casou-se duas vezes. O 1º casamento com a professora Edna Feitosa. Do matrimônio, uma filha, professora Katiany Matos. 2ª aliança com Maria Luzanira de Oliveira Melo. Do casamento, talentosos filhos: Marcelo, Máximo e Maílson. Vale ressaltar que Chagas é irmão de Maria da Cruz Matos (Cruzinha), cantora que fez sucesso na inesquecível banda Os Geniais.
Talento musical – Gilberto Lima, o popular Bel, natural de Batalha (PI), habilidoso músico que deixou sua marca histórica em Amarante, em sua longa passagem no Os Geniais, onde exercia três funções: baterista, vocalista e tesoureiro. Morou em Amarante por longos anos, e constituiu muitas amizades.  Bel foi um dos batalhadores para que Os Geniais não se acabasse. Após a extinção da banda, ele partiu para Recife (PE) para trabalhar numa grande orquestra. Depois fixou residência em Fortaleza (CE), onde montou um grupo musical “Forró Pé de Serra Bel Lima”. A banda faz sucesso em vários estados do Norte e Nordeste do Brasil. Já gravou cinco discos. A maioria das músicas de autoria de Bel Lima. Ele também homenageia o saudoso Luiz Gonzaga e Dominguinhos. A banda do amigo do povo amarantino, Bel Lima, lançara seu 1º DVD. A agenda de shows sempre lotada. Vale esclarecer que o famoso músico, casou-se com Fátima Lima (separados judicialmente). Do matrimônio, talentosos filhos: Gilberto, Thiago (músicos) e Daniele, comerciante. Todos morando em Recife.
“Velho Pezão” – Francisco Alves dos Santos, o popular Chico Pezão, natural de Lagoa do Piauí, residente na cidade de Amarante, desde 1977. Trata-se de um velho baterista que fez sucesso nos Estados do Piauí e Maranhão, tocando em várias bandas. Trabalhou longos anos no Os Geniais e um bom período nos Naturais. Neste período, passou um bom tempo em Teresina, trabalhando como motorista. Essa profissão o “Velho Chico Pezão”, vem exercendo há muito tempo. Mais de 20 anos de serviços prestados na Prefeitura de Amarante. Casou-se com a amarantina Maria Madalena e Silva, figura simpática e prestativa. Trabalhou um bom tempo (serviços prestados) na Unidade Escolar Professor Antonio Castro (colégio do estado). Do matrimônio, as filhas: Giuvânia, Tatiane e Marlene (adotiva).
Percussionista de sucesso – Juvenal Pereira dos Santos de nome artístico Di Juju, amarantino que desbravou musicalmente por este Brasil afora. O melhor percursionista que Amarante já teve. Um dos melhores do Brasil, avaliação de grandes músicos de famosas bandas do país, especialmente os do Estado da Bahia. Juvenal começou sua carreira artística tocando bateria no Thes Freendy´s do Bobô Taylor. Em seguida, assumiu por longos anos a percussão de Os Geniais onde ficou famoso. Recebeu diversos convites para trabalhar nas principais bandas de Salvador e Recife. Passou uma boa temporada na Capital de São Paulo atuando como baterista em duas renomadas bandas: Bandas das Américas e Banda da CMPC. Depois em conjuntos de Teresina e Amarante: Banda Satélite e Sensual (Amarante). O que mais atrapalhou a carreira musical de Di Juju foi seu excesso de bebida alcoólica. Ele mesmo reconhece. Se não fosse esse empecilho, esse fenômeno musical amarantino estaria numa famosa banda do Brasil.
História marcante – José Ribamar Matos, o popular Riba Tecladista, natural de Barão de Grajaú – Maranhão. Trata-se de um músico dos mais antigos que passou pelo Os Geniais, contribuindo muito com o sucesso da banda. Riba Tecladista morou longos anos em Amarante. Casou-se com a amarantina Lindalva Ferreira Marques (separados judicialmente). Após a separação conjugal, o velho Riba fixou-se definitivamente residência em Floriano, onde montou uma bandinha, composta por três músicos. Vale esclarecer que o músico é primo de primeiro grau do famoso Chagas Guitarrista.
Fama musical – Francisco de Jesus Silva, o popular Bolinha, natural de Timon – Maranhão e sempre ligado a Amarante onde morou por 11 anos, trabalhando no Grupo musical “Os Geniais”. Trata-se de um músico de muita versatilidade, toca vários instrumentos de cordas e teclados. Sucesso como intérprete de músicas românticas e internacionais. Atualmente, Bolinha tem sua banda: “Bola Show”, tocando  de  terça-feira  a domingo em Teresina e Timon. O amigo Bolinha continua casado com a simpática Francisca da Rocha Silva (Naquinha).  Mais de trinta anos de matrimônio com muito amor e paixão. Da aliança, talentosos filhos: Jeferson (músico), Denise e Deise.
Músico famoso – José Ribamar da Silva, o popular Riba, natural de Timon – Maranhão. Trata-se de um músico considerado um dos melhores do Brasil no seu instrumento preferido, bateria. Ele deixou sua grande marca de bom músico por muitos anos, na banda Os Geniais, na qualidade de baterista, vocalista e tesoureiro. Riba continua um amante de Amarante, onde fixou residência por um bom tempo. Construiu casa residencial, botou comércio no Mercado Público e criou a banda Marakatu de sua propriedade. Riba continua na atividade musical, dono de uma boa banda em Teresina. Vale ressaltar que o amigo Riba é casado com a simpática Vera Lúcia Silva. Do matrimônio, talentosos filhos: Clara, Gleyson, Glayse e Dálison (Dadá).
Show musical – Vicente Xavier dos Santos Nóbrega, natural do Juazeiro do Norte – Ceará, trata-se do artista musical, Xaxá, cantor e animador de bandas de bailes e shows. O artista cearense tornou-se mais famoso depois de sua longa participação no “Os Geniais” de Amarante. Brilhou muito com o musical amarantino com sua voz inconfundível e “show man”. Considerado como uma das principais atrações do grupo musical. Foi o primeiro artista de banda de vários estados a assumir em público sua homossexualidade. Xaxá passou por grandes bandas do Ceará. Há poucos anos atrás, ele montou sua própria banda, sediada em Teresina. Não obteve sucesso. Atualmente, Xaxá trabalha numa banda de Fortaleza.
FONTE: Elmar
Edição e reprodução: Moisés Pontes

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)