6 de dezembro de 2016

Estado crítico do Açude Barreiras em Fronteiras o torna ponto turístico.

Estado atual (2016)
Em Fronteiras-PI, o estado do Açude Barreiras chegou a um nível tão crítico que toda a sociedade passou a visitá-lo diariamente. Com seca arrasadora que perdura por 5 anos consecutivos, o nível da água chegou a praticamente quase zero para o consumo humano.


Sendo que a capacidade de água do açude é de 52.800.000m³, o “Barreiras” está com nível abaixo de 1.000.000m3 , dados preocupantes para a população. 


Hoje é possível ver uma pequena barragem que foi vista à 50 anos durante sua construção em 1956. Após o “Barreiras” ser cheio nunca mais havia-se visto a parede da barragem. Hoje é considerado um acontecimento inusitado, que passou a ser visitado diariamente pelos curiosos, historiadores e funcionários que participaram da construção do açude. Segundo informações dos pescadores, existe uma segunda barragem que logo também será vista pela população.


Diante do acontecido, o médico, historiador e arquivista Dr. Sebastião Wagner, convidou a redação do Portal Lagoa do Rato para registrar de perto a atual situação em que se encontra o açude, o qual por muitos anos foi a maior riqueza de Fronteiras, abastecendo toda a zona urbana e rural da cidade, e por muitas vezes chegando a ceder algumas carradas de água para municípios vizinhos e construções de estradas pavimentadas.

Dr Sebastião Wagner e Leiane Patrícia
O Médico Sebastião Wagner em entrevista ao portal Lagoa do Rato, falou da sua perplexidade diante das cenas de tristeza que jamais foram vistas nos últimos 50 anos em Fronteiras e que espera que algumas autoridades busquem uma maneira viável e rápida para socorrer seus conterrâneos.


De acordo com pesquisa que realizamos, constatamos que desde o ano de 1974, a comporta de água que fica na parede do açude está travada e enterrada por pedras e areia. Outro fator que preocupa os munícipes, é a estrutura da parede do açude que está com buracos enormes tanto na parte interna como externa da mesma, tornando o tão esperado inverno um pesadelo.

 A parede está começando a abater a fundação
Cabe ao DNOCS providenciar de forma urgente uma reforma, pois chega a ser um descaso com o Nosso “GIGANTE”. De acordo com previsões meteorológicas, teremos um bom inverno. Para a população, movida pela fé espera que Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia mande fortes chuvas para que possamos ver o açude cheio novamente. 

Em 2004 ficou assim








Texto/súplica: Clediomar Sousa/ Josesandra




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)