4 de janeiro de 2017

Pesquisador da Paraíba alerta para risco de tsunami no litoral piauiense


O professor e pesquisador Paulo Roberto, do Estado da Paraíba, fez um alerta às autoridades piauienses. Segundo pesquisa coordenada por ele, o litoral do Estado poderá ser atingido por um tsunami, ocasionado por um vulcão localizado nas Ilhas Canárias, próximo da costa africana.



"Como estão acontecendo alguns eventos como terremoto no Chile e no Haiti, então há a possibilidade de um vulcão também entrar em erupção, o que atingiria o litoral nordestino e inevitavelmente chegará ao Piauí", alertou.
 
O pesquisador sugeriu que a universidade e seus pesquisadores acionem a Defesa Civil para ver as melhores formas de evitar uma catástrofe. "A universidade, a defesa civil e a população devem trabalhar juntos não para evitar o fenômeno, mas para evitar a catástrofe, sem deixar a população em pânico".
 
Segundo Jorginei Moraes, diretor de Defesa Civil, já foi mantido contato com a Universidade Federal do Piauí para que seja realizada uma viagem para Santa Catarina, com a intenção de acompanhar o estudo de perto.

Jorginei Moraes, diretor da Defesa Civil do Piauí
“Essa possibilidade de haver um desastre maior vai estar sendo estudada por pesquisadores. Nós entramos em contato com o reitor da Universidade Federal do Piauí e estamos agendando uma viagem a Santa Catarina para que nós conheçamos de perto o centro de estudos”, disse.
 
Para Dalton Macambira, secretário estadual de Meio Ambiente, precisa haver um esforço das autoridades competentes para evitar que problemas como esses atinjam o Piauí de surpresa. "Antes esses fenômenos aconteceiam em intervalos maiores de tempo. Agora esses intervalos estão diminuindo. A Defesa Civil precisa correr para criar um sistema de alerta para esses fenômenos, agora mais ainda".




Solange Sousa (TV Cidade Verde)
Da Redação
redacao@cidadeverde.com





COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)