12 de fevereiro de 2017

Sêca D'água - Patativa do Assaré - Interpretação coletiva


É triste para o Nordeste o que a natureza fez
Mandou cinco anos de seca e uma chuva em cada mês
E agora em 85 mandou tudo de uma vez
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pior
Quando chove brandamente depressa nasce um capim
Dá milho, arroz e feijão, mandioca e amendoim
Mas com em 85 até o sapo achou ruim
Maranhão e Piauí estão sofrendo por lá
Mas o maior sofrimento é nessas bandas de cá
Pernambuco, Rio Grande, Paraíba e Ceará
A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pior
O Jaguaribe inundou a cidade de Iguatu
E Sobral foi alagada pelo Rio Acaraú
O mesmo estrago fizeram Salgado e Banabuiu
Ceará martirizado, eu tenho pena de ti
Limoeiro, Itaíçaba, Quixeré e Aracati
Faz pena ver o lamento dos flagelados dali
Seus doutores governantes da nossa grande nação
O flagelo das enchentes é de cortar coração
Muitas famílias vivendo sem lar, sem roupa, sem pão

A sorte do nordestino é mesmo de fazer dó
Seca sem chuva é ruim
Mas seca d'água é pior(3x)

Este projeto nasceu quando o nordeste do Brasil estava vivenciando uma "Sêca" inversa, em vez da falta de água era uma enchente que inundava toda região.
Muitos artistas se reuniram para falar e cantar, pegaram o mote da Letra de Patativa do Assaré - Sêca D'água" e desenvolveram em duas músicas coletivas, cantadas por muitos artistas brasileiros.
Entre os quais: Chico Buarque, Gilberto Gil, Ednardo, Fagner, Belchior, Elba Ramalho, Amelinha, Luiz Gonzaga, MPB 4, Roberto Ribeiro, Alcione, João Nogueira, Paulinho da Viola, Olivia Bynton, Ivan Lins, Elza Soares, Luiz Carlos da Vila, Terezinha de Jesus, Tania Alves, Carlinhos Vergueiro, Beth Carvalho, Rosemary, Mauro Duarte, Bebeto, Telma, Sílvio César, Marlene, Erasmo Carlos, Miucha, Cristina Hollanda, Gonzaguinha e muitos outros.
Na faixa Chega de Mágoa - presentes Tim Maia, Maria Betânia, Roberto Carlos, Gal Costa, Tom Jobim, Wagner Tiso, e muitos outros ilustres.

Gravação realizada no Multistudio (Rio de Janeiro) entre os dias 8 a 16 de maio de 1985.

Com produção do Sindicato dos Músicos, (músicos, artistas, produtores e outros, participaram de graça), a reunião de todos chama atenção dos políticos da época, que tanto naquele tempo quanto atualmente parecem distantes do que continua a acontecer na região Nordeste.

Disco lançado em 1985, com duas faixas "Seca 'Água" e "Chega de Mágoa", segundo consta, teve decidida participação de todos, e Chico Buarque um dos maiores entusiastas com companheiros a ter esta atitude.
Não existem informações exatas sobre que resultou o projeto, sabemos que os dois clips destas músicas passaram no programa da TV Globo 1985, onde Chico e Caetano tinham programa exclusivo.
No projeto, o resultado das vendas do disco como objeto secundário a ser repassado em termos da importância do projeto, e transferidos aos Estados e remanejadas aos atingidos p/ cataclisma natural que a séculos aflinge o povo nordestino, não se sabe resultado, mas a verdadeira importância foi atingida. Chamar atenção para a secular falta de atenção

O mais palpável é a reunião da força positiva de artistas brasileiros. Possivelmente será dificil ver de novo todos desta oportunidade única, juntos em constelação interestelar no mesmo momento, empenhados em juntar forças na música brasileira para objetivo comum.
São vídeos raros de uma reunião, guardem pra sempre esta energia.




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)