20 de março de 2017

Homenagem à professora Guidé

Francisca Pereira de Sousa Morais

No dia 20 de março de 1928 nascia em Fronteiras-PI Francisca Pereira de Sousa Morais, filha de Norberto Ângelo Pereira e Antônia Batista de Sousa, criança essa que estudou em bons colégios e que lutou durante toda sua vida em prol da educação de Fronteiras.

A menina que hora mais tarde se transformou em uma grande educadora de Fronteiras, sempre tratou a educação com muita seriedade. Após muita luta criou a Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, escola essa de Educação Infantil, evoluindo logo após para fundamental maior, ou seja, Ginásio Nossa Senhora de Fátima que daria direito aos fronteirenses cursar de 5ª a 8ª série em sua própria cidade, conquista grandiosa para a época. Porém D. Guidé queria ainda mais para sua terra natal e, já que alguns pais de famílias não tinham condições de colocar seus filhos para estudar fora, a mesma foi à capital piauiense e conseguiu trazer a Unidade Escolar Cenecista Petrônio Portela (CENEC), oferecendo a oportunidade aos fronteirenses de cursar o Técnico em contabilidade / ensino médio.
 
Pais e irmãs de Dona Guidé
Com o passar dos anos D. Guidé foi morar em Teresina e passou o CENEC para
sua irmã Teresinha Pereira, que geriu essa unidade por um tempo.  Muito tempo depois, por exigências de alguns pais que queria que seus filhos fossem professores, D. Guidé consegui em Teresina que o curso passasse de técnico para curso normal, ou seja, normalista.
 
Irmandade de Guidé
Em reconhecimento a sua dedicação ao ensino de Fronteiras, uma escola do estado que foi construída em Fronteiras recebeu o nome da educadora mesmo que em vida, sinal de reconhecimento e admiração por trabalho importante idealizado e realizado na cidade.

Hoje completando 89 anos, gostaríamos de parabenizar essa grande fronteirense que tanto fez pela educação do município. Obrigado Francisca Pereira de Sousa Morais (Guidé), por deixar em sua terra tão significativa história.


Texto: Lagoa do Rato.




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)