26 de março de 2017

Pablo Santos promete melhorar resolutividade no Hospital Regional de Picos

Pablo Santos disse que trabalhou durante muito tempo nessa unidade hospitalar e é conhecedor das dificuldades existentes no local.

O deputado estadual licenciado e Presidente Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), Pablo Santos, concedeu entrevista ao vivo no Jornal da 95, na rádio Cidade Modelo FM, nesta sexta-feira (24). Na oportunidade ele falou sobre diversos assuntos, mas um em especial trouxe a esperança de dias melhores para a saúde pública da região de Picos, a realização de melhorias no Hospital Regional Justino Luz.
Pablo Santos disse que trabalhou durante muito tempo nessa unidade hospitalar e é conhecedor das dificuldades existentes no local. Sendo assim, o gestor falou que não poupará esforços para mudar esse quadro verificado no Hospital Regional. Pablo frisou ainda que é natural que Picos receba uma atenção especial com ele a frente da Fepiserh, assim como acontece em outros casos existentes na atual administração. 
“Quando você participa de uma gestão pública, o deputado que assume a pasta, ele tem de trabalhar por todo o Estado, mas principalmente pelo seu município e é o que vem acontecendo. Hoje quem detém a indicação da Secretaria de Saúde é o deputado Assis Carvalho e ele sempre tem trabalhado pela saúde do Piauí como um todo, mas sempre buscando melhorias para a sua Região e eu acho isso natural. Hoje o hospital de Floriano tem uma resolutividade muito grande, porque o Dr. Francisco Cost (secretário de Estado da Saúde do Piauí) é da Região, foi prefeito de São Francisco, uma cidade vizinha a Floriano. Floriano recebe em média quase R$ 3 milhões de reais e Picos que abrange 54 municípios recebe em média R$ 1 milhão e 700 mil reais. Então a gente tem que tentar equilibrar por que saúde não se faz sem dinheiro. Estando a frente da Fundação Hospitalar eu tenho mais do que obrigação de tentar melhorar o atendimento no Hospital Regional, independentemente de qual diretor esteja a frente do Regional. Picos é meu o meu espelho de administração. Se na minha cidade eu não conseguir fazer um trabalho para melhorar a saúde da minha cidade, eu infelizmente não fiz nada. Não só o Estado, mas Picos eu tenho que olhar com outros olhos e trabalhar por minha cidade porque o povo de Picos precisa de uma saúde melhor”, pontuou Pablo Santos.

Mudanças na Direção
Durante a entrevista a Cidade Modelo FM o Presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares, também falou que o Governador, Wellington Dias (PT), garantiu que ele terá autonomia administrativa e financeira para administrar o órgão. Perguntado se com isso serão realizadas mudanças nas administrações dos hospitais, Pablo colocou que em nenhum momento tratou desse assunto. Contudo, o mesmo salientou que em um segundo momento tratará disso, em especial no que diz respeito a Direção do Hospital Regional Justino Luz. A intensão dele é que os deputados Estaduais de Picos, em conjunto, possam fazer essa indicação.
“Eu, o deputado Nerinho, o deputado Severo e a deputada Belê deveremos indicar um nome de consenso. Eu acho que Picos tem grandes nomes para poder administrar o Hospital Regional. Existem várias pessoas competentes e eu não quero aqui citar nomes, mas eu acho que a gente tem de se unir. Temos que acabar com o fisiologismo na saúde, a gente não pode brincar com a saúde, a gente não pode ter uma fisiologia partidária política. Na saúde a gente tem de pensar em trazer o melhor para Picos. A população da nossa cidade ela sempre questiona: ‘por que Picos não melhor com quatro deputados?’. E é justamente isso [fisiologia partidária. Hoje a frente da fundação estou tendo essa oportunidade de fazer um trabalho a frente da Saúde do Estado. Eu espero contribuir com a Saúde do Estado em parceria com o Governador. E no dia que o Governador disser que eu não terei autonomia para trabalhar eu prefiro me afastar da pasta”, encerrou.

Com informações do Diaadiapiaui






COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)