7 de abril de 2017

SECRETARIA DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE FRONTEIRAS, LANÇA PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA.

SAÚDE E EDUCAÇÃO: JUNTOS CONTRA A DENGUE

Nesta semana, o Secretário Municipal de Saúde de Fronteiras Dr Alexander Lucena Sampaio, mobilizou as equipes de saúde do município para juntos colocar em pratica  o Programa Saúde na Escola. O projeto percorreu as escolas da sede da rede municipal, ficando responsáveis pelo mesmo as enfermeiras e suas respectivas equipes.

Na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, o projeto foi desenvolvido pela enfermeira Débora Assunção e sua equipe, Já na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa ficou sob a responsabilidade da enfermeira Margana Bezerra e equipe, bem como a Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro que teve a enfermeira Jacilda Nóbrega a frente do projeto na mesma.

O Programa Saúde na Escola lançou a 6ª Semana de Saúde na Escola 2017 com o tema “Comunidade Escolar Mobilizada Contra o Aedes Aegypti!”, a ser realizada em abril, preferencialmente entre os dias 3 a 7. A mobilização visa orientar os estudantes das escolas públicas sobre a temática, com ações de limpeza do ambiente escolar, identificação de possíveis focos do mosquito, palestras sobre o ciclo do Aedes Aegypti e os sintomas da dengue, zika e chikungunya. Para isso, conta-se com a articulação entre escolas e equipes de saúde da Atenção Básica.

O tema deste ano foi escolhido com base no quadro epidemiológico atual. “Ficou evidente a necessidade de se trabalhar a temática da prevenção ao mosquito nas escolas, mostrando que o aumento na proliferação do mosquito Aedes Aegypti está associado a diversos fatores, entre eles: mudanças ambientais globais, ilhas de calor urbanas, aumento da população, más condições de saneamento, aumento da adaptabilidade do mosquito, além de informar sobre o vírus da zica e suas consequências mais graves, como o aumento dos casos de microcefalia”, explicou Michele Lessa, Coordenadora Geral de Nutrição e Alimentação do Departamento de Atenção Básica.

O Programa Saúde na Escola (PSE), surgiu como um programa indutor de políticas intersetoriais entre as áreas da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção, atenção e formação) à saúde de crianças, adolescentes e jovens da Educação Básica pública. 

O PSE tornou possível, ao longo dos anos, um novo modelo de gestão da política de educação e de saúde que trata a saúde e a educação de forma integral. Seu objetivo é possibilitar, por meio de amplo processo formativo, o exercício de ações cidadãs e o usufruto pleno dos direitos humanos. São beneficiários do programa os estudantes da Educação Básica.















COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)