20 de julho de 2017

FRONTEIRAS - VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Nesta quarta-feira (19), Fronteiras vivenciou a VI Conferência Municipal de Saúde promovida pelo Secretário Municipal de Saúde, Alexander Lucena Sampaio, em parceria com a Prefeitura Municipal de Fronteiras na pessoa da Prefeita Maria José e o Conselho Municipal de Saúde que tem como Presidente Joaquina Maria de Lurdes Gonçalves Bezerra Sampaio.

As Conferências de Saúde tiveram inicio há 70 anos atrás em cumprimento ao disposto no parágrafo único do Art. 90 da Lei nº 378 de 01/1937. A obrigatoriedade das mesmas foi mantida em 1990 quando a Lei nº 8.142 as consagrou como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, onde a missão é avaliar e propor Diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis tanto municipais como estaduais e federais.

A Conferência sob a temática "Saúde pública e de qualidade: avanços e desafios em tempos de crise" teve como palestrante Mailson Fontes de Carvalho (Enfermeiro de Formação e Mestre em Saúde da Família).

A Prefeita Municipal Maria José marcou presença, bem como a Secretária Municipal de Educação Verônica Maria. Antes de decretar aberta a Conferência, a prefeita em seu pronunciamento ressaltou a importância do evento, apontando a escassez da água em nossa cidade como um problema de saúde pública, podendo gerar inclusive doenças, onde as medidas necessárias já estão sendo providenciadas a fim de reduzir os riscos e suprir as necessidades da população.

O Secretário Dr. Alexander Sampaio, enfatizou a importância da Conferência, resgatando as conquistas adquiridas através da realização das mesmas, entres estas pôde citar: a construção do Centro Integrado de Saúde Acadêmicos de Medicina Marcelo e Márcio Ayres (Posto de Saúde da sede e Secretaria Municipal de Saúde), o Auditôrio Dona Quinô, ambos na gestão do saudoso Dr. Marcelo (Prefeito Municipal), construção de Postos de Saúde, aquisição da Pick-up Range, entre outras conquistas.

Outros segmentos com seus respectivos representantes marcaram presença: Departamento de Vigilância em Saúde, Hospital Municipal Norberto Ângelo Pereira, CAPS, CRAS e Secretaria Municipal de Comunicação.

O Evento perdurou durante o dia. No período da tarde grupos de trabalho discutiram a cerca do assunto, para deliberação do Relatório Consolidado o qual foi apreciado e colocado em votação seguido de aprovação.

Confira imagens:


















































Por Josesandra Sousa

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)