26 de agosto de 2017

FRONTEIRAS - EXECUTA CULMINÂNCIA DO PROJETO MUNICIPAL DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL.

Secretaria Municipal de Educação executa projeto de leitura textual e produção textual: "Nas asas da leitura escrevo meu futuro"


A Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima, foi palco da culminância do Projeto Municipal de Leitura e Produção Textual: “Nas Asas da Leitura Escrevo meu Futuro”, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Fronteiras, onde teve como idealizador o professor Augusto Soares, o qual após apresentado a Secretária de Educação Verônica Pereira e analisado criteriosamente por sua equipe de supervisoras, coordenadoras e diretoras, foi colocado em execução.

Durante a tarde desta sexta-feira(25), a comunidade fronteirense prestigiou o evento que teve abertura realizada com a exposição de stands mostrando o talento do corpo discente das escolas municipais tanto da sede como da zona rural. Um verdadeiro show de criatividade e talento idealizados na cultura de grandes gêneros literários das histórias infantis.


Além do corpo discente da rede municipal, o evento foi prestigiado pela prefeita Maria José, pela Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, pais, alunos da rede estadual e particular do município e profissionais de todos os segmentos. A comunidade em peso, lotou durante todo a tarde cada espaço rico em informações.


As 13 escolas do município de Fronteiras, sendo 9 da zona rural e 4 da sede, se empenharam de uma forma unificada para que o projeto fosse executado de forma impecável. “Foi um evento grandioso, geralmente visto em escolas de ensino superior(...)a educação está de parabéns!” relatou Iago Sousa -editor do Portal Cidades na Net.
O projeto envolveu:

# Cantigas,
# Crônicas,
# Contos,
# Fábulas,
# Poemas,
# HQs

Um evento dessa magnitude, pôde pela primeira vez na história da educação fronteirense, contar com a participação das escolas da zona rural, antes esquecidos pela gestão anterior, hoje vivenciam um momento impar para os pequeninos que estão tendo a oportunidade de mostrar seu valor, participando nessa nova gestão, não como meros expetadores, mas sim como protagonistas na educação.


Esse é um dos grandes diferencias da gestão da Prefeita Maria José em consonância com a Secretária Municipal de Educação, Verônica Pereira, ambas grandes educadoras, que veem na educação do campo a necessidade de uma atenção especial, e juntas à suas respectivas equipes estão mudando o roteiro da história na educação do município.


As escolas particulares de Fronteiras (Instituto de Ensino Maria do Socorro Aquiles e Sá – IEMSAS e o Colégio Evangélico Aurenívia Ribeiro) marcaram presença com seu alunado mostrando para os mesmos a importância da leitura e a riqueza que a imaginação nos traz, mudando rotinas e enriquecendo a educação proporcionando uma bagagem de conhecimento a ser carregada por toda a vida.


Também estiveram presentes o Secretário Municipal de Comunicação, Clediomar Sousa; a Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Bezerra e o Secretário Municipal de Agricultura, Dr.Wilson Batista.


Diante de tanta beleza e riqueza de detalhes, a prefeita Maria José, relatou a importância do projeto e a emoção da qual compartilhava, abordando a felicidade de retornar a escola de onde já foi diretora e ver a alegria estampada no rosto do alunado, bem como dos professores, momento gratificante, parabenizando a secretária Verônica Pereira e a todos os professores que se dedicaram para que esse momento fosse realizado...“Me sinto satisfeita demais em hoje estar participando desse grandioso evento que nossas escolas municipais estão a nos oferecer. Esse trabalho fabuloso, o desenvolvimento desse projeto que nos traz tão bons resultados. Quero dizer que como educadora minha nota é dez para esse projeto e nota dez para vocês, educadores e alunos. Esse é o caminho, isso é o que podemos chamar de educação transformadora, esse é o resultado que queremos, tirando uma ideia do papel e colando na prática. E reafirmo aqui que contem comigo, pois é a partir da educação que desenvolvemos as demais atividades da nossa vida. Obrigada a todos que estiveram, direta ou indiretamente, envolvidos nesse projeto”, falou.


A prefeita Municipal de Fronteiras como amante da educação, teve sabedoria em escolher uma secretária competente que compartilha do mesmo amor pela educação e que soube sabiamente escolher uma equipe composta por Supervisoras, Coordenadoras e Diretoras que junto aos professores (verdadeiros heróis) fazem uma educação de qualidade para todos os munícipes fronteirenses, mostrando que ir a escola é bem mais que uma obrigação, passou a ser um prazer indispensável.


A Secretária Verônica Pereira falou da realização de um sonho em ver um projeto maravilhoso assim sendo executado com tanto carinho e perfeição, sendo uma felicidade imensa ver que a educação está progredindo a passos largos e agradeceu a prefeita Maria José por oportunizar a todos os alunos da rede pública municipal uma educação de qualidade, reforçando que objetivo do projeto é abrir portas para a prática da leitura e produção textual dos alunos, sendo estas as formas de registrarem suas descobertas, opiniões, sentimentos e suas histórias.

Ana Lucia e Dores Lene (Coordenadoras das Escolas da  Zona Rural)

A mesma acrescentou a total disponibilidade e ousadia da prefeita Maria José, em proporcionar ações valorosas de incentivo ao crescimento da educação local. Na oportunidade, parabenizou todos que compõe a educação, desde o vigia à Supervisora por terem se empenhado para o sucesso desse projeto,
“Sabemos que o sabor da verdadeira educação está contido na essência dos frutos colhidos de uma árvore chamada produção coletiva. Assim, estamos colhendo os resultados positivos do projeto de incentivo à leitura (...) Nossas crianças tiveram a oportunidade de verificar que a leitura é uma fonte inesgotável de conhecimento. Quando nós mergulhamos no mundo da leitura, é possível descobrir coisas incríveis e nos inteiramos sobre os mais diferentes assuntos. (…) Hoje estamos todos aqui, não para finalizar, afinal o conhecimento é um processo ininterrupto, por isso criem asas e voem, pois o céu é o limite”, finalizou.
Ao término do projeto, os presentes prestigiaram as apresentações com interpretações musicais e teatrais dos grandes clássicos literários de diferentes gêneros.

O Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho abriu com a narração dos pequeninos da história infantil de “Cachinhos Dourados”.


Em seguida as Escolas do Campo – U.E.M. Joaquim Clementino Fialho, encheu os olhos dos visitantes com o jogral de um poema de autoria dos alunos e ainda interpretação coreografada da música ‘Leitura’, da Xuxa.


Dando prosseguimento, a Unidade Escolar Municipal José Aquiles de Sousa – ‘Sousão, apresentou uma encenação teatral com o tema “Felicidade Clandestina”, da renomada autora Clarisse Lispector.


A Unidade Escolar Municipal Hermínio José Ribeiro, incentivou reflexão com a encenação teatral da fábula “A Cigarra e a Formiga”.


O evento foi fechado com chave de ouro pela anfitriã (Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima) com a adaptação do musical “A Bela e a Fera”
Por fim, um slide contendo as principais fotos de todo o trabalho desenvolvido no decorrer do projeto que teve início no começo do ano letivo de 2017 com a prática, na rotina dos alunos, da leitura e produção de texto.


Em seguida as Diretoras da Unidades Escolas Municipais (Nossa Senhora de Fátima, José Aquiles de Sousa, Hermínio José Ribeiro) e o Centro Infantil José Aquiles Filho fizeram seus agradecimentos especiais a todos os funcionários pelo excelente trabalho e empenho apresentado.



veja as imagens: 
























































































































































































































































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)