9 de agosto de 2017

PIO IX - ESCLARECIMENTO DA PREFEITA REGINA COELI


Olá, amigos e amigas!
Venho a público esclarecer os fatos que ocorreram ao longo dos últimos dias e que têm sido distorcidos por algumas pessoas com a finalidade de gerar a discórdia e proporcionar o oportunismo político.
No mês de agosto temos duas importantes festividades: no dia 8 de agosto comemoramos a emancipação política do nosso município; enquanto no dia 15 comemoramos o dia da nossa padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio.
Apesar de festas diferentes, sempre ocorreram de forma harmoniosa e conciliadora, dividindo, inclusive, o mesmo espaço. É preciso destacar que é um direito individual de todos a sua liberdade de culto e de adoração. Pessoalmente, tenho enorme respeito por todas as religiões e pela religiosidade. No entanto, é preciso entender também que o município e os munícipes possuem o direito de comemorar as festividades pela emancipação política da nossa cidade.
Buscando o diálogo, encaminhamos uma correspondência oficial informando ao Pe. Francisco Feitosa que nós utilizaríamos aquele espaço no dia 8 de agosto. Por mais de cinco vezes procuramos unilateralmente o pároco local, através do secretário de Obras e Urbanismo, Gilson Carlos; do Procurador-Geral do Município, Washington Gonçalves; e do vereador Fanuel Adauto. Em todos os momentos, o pároco demonstrou-se irredutível.
A cada solução apresentada para as reclamações suscitadas, novas reclamações surgiam. O município pleiteou apenas a data do dia 8 de agosto para utilizar o espaço, restando à igreja vários outros dias (do dia 9 ao dia 15 de agosto) para realizar a tradicional festa da padroeira. Ainda assim, o pároco local entendeu que a realização de um único dia de festa, comemorado tradicionalmente no dia da emancipação política, não deveria ser realizado naquele local.
No entanto, entendemos que aquele espaço é o mais adequado para a realização do evento por diversos motivos: ser um terreno plano, mais iluminado, estrategicamente melhor posicionado, de melhor acesso e o local preferido dos munícipes para a realização do evento. Por tais razões, decidimos realizar o evento no local e nos moldes desejados pela população.
Lamentavelmente, diversos boatos maldosos têm se espalhado. Quem distorce fatos deve temer a verdade.
Em decisão precipitada, o pároco local cancelou a realização dos eventos da festa da padroeira. Devo esclarecer, com relação a este fato, que se trata de uma decisão da entidade religiosa. O Poder Executivo não impôs nenhum óbice à realização do evento, não editou nenhum ato impedindo ou limitando a sua realização. No entanto, preservamos o direito da população de comemorar as festividades de emancipação política.
Ao passo em que me coloco à disposição de todos para os esclarecimentos necessários, rogo à Nossa Senhora do Patrocínio que nos dê a tranquilidade, calmaria e discernimento necessários para respeitar as decisões dos poderes constituídos e a liberdade e os direitos de todos os povos.

Regina Coeli
Prefeita de Pio IX - PI




Fonte: Rede Social

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)