27 de outubro de 2017

FRONTEIRAS - SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO PRETENDE ADERIR AO NOVO MODELO DE GESTÃO DE ENSINO EM GRUPO



O professor Antônio Silva, ex-secretário de Educação de Tanque - PI, em conversa com a Secretária Municipal de Educação Verônica Maria Pereira Ribeiro, compartilhou de sua experiência enquanto secretário, na cidade de Tanque, no Piauí, onde em sua gestão aderiu ao Modelo de Gestão de Ensino em Grupo, ideia inspirada em um modelo vivenciado pelo mesmo em cidades do interior de São Paulo - SP.


Segundo Antônio Silva, o grupo possui arranjos de dotações e medidas comuns voltadas para a educação, compartilhando ideias, calendários escolares, capacitações, fóruns, eventos em geral, conquistas, problemas e soluções; ajudando uns aos outros em uma receita de integração e muito sucesso, que gerou economia e elevou o IDEB dos municípios e colocou sua cidade (Tanque - PI) como referência em educação no Piauí, com o segundo melhor índice, atrás, pouca coisa, de Cocal dos Alves.
“Elaboramos uma carta de compromisso, onde constam todos os compromissos e objetivos do grupo, como trabalhar de forma conjunta para combater as dificuldades encontradas dentro da educação; elaborar projetos conjuntos; formação continuada conjunta (um dos projetos nossos); jogos estudantis regional com as escolas dos cinco municípios; dentre outras medidas. Trabalhamos regionalmente, respeitando as individualidades de cada município. Mas nós temos a mesma filosofia: a pessoa mais importante do município é o aluno; nós trabalhamos para o aluno e para chegar aos alunos temos que passar pelo professor; precisamos ter bons professores para termos bons alunos”, afirmou o professor Antonio Silva.


Interessada no modelo apresentado, a secretária Verônica afirmou já estar em articulação com outros secretários, como Armandina (Marcolândia) e Edson (Francisco Santos).
“O professor Antônio Silva é uma referência da educação no nosso estado e o projeto dele é comprovadamente um sucesso. Ao longo dos anos os municípios que integram esse grupo apresentaram um crescimento educacional fantástico. Trabalham unidos, o custo cai e o desempenho de todo mundo aumenta. Sendo assim estamos pensando em formar na nossa região um grupo deste para trabalhar como vem trabalhando o Tanque e sua região”, disse a secretária.




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)