22 de novembro de 2017

Fronteiras esteve presente no 1º Encontro dos Articuladores do Selo Unicef do estado do PIAUÍ


Na manhã do dia 21 de novembro na APPM em Teresina-Pi, aconteceu o 1º Encontro dos Articuladores do Selo Unicef edição 2017- 2020,  onde contou com a participação de 181 municípios dentre eles o município de Fronteiras-PI, representado pelo Professor Raoni Sousa (Coordenador do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS  e Articulador do Selo nesta edição). O Encontro tratou da importância  das ações intersetoriais e gestão por resultados.

Raony Sousa  como os demais articuladores estavam aprimorando seus conhecimentos para juntos desenvolver um trabalho com mais seriedade e segurança junto aos seus munícipes. 

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular os municípios a implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A metodologia do Selo inclui Ações Estratégicas (o que os municípios precisam realizar) e Indicadores de Impacto Social (os resultados que os municípios precisam melhorar) relacionados aos direitos à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, não obstante, como eixo central a educação, saúde e Assistência Social, gostaria de deixar registrado que todas as demais secretarias são co – responsáveis por cada uma das ações desenvolvidas neste percurso, e se conquistado não é a prefeita, secretários de plato ou tão pouco o articulador que sairá ganhando e sim o nosso município, as crianças e os adolescentes que nele habitam. A equipe gestora deve integrar- se e ser mais participativa, nas ações que são desenvolvidas, do contrario estaremos nadando contra a maré. Como diz se do Latim Agere non loqui-  Mais ação, menos palavras.

Os municípios são agrupados, dentro de seus Estados, considerando suas características demográficas e socioeconômicas. Durante cada edição do Selo, o UNICEF capacita gestores e técnicos das secretarias municipais e conselheiros de direitos e a criação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes- NUCA,  para qualificar a elaboração e execução das políticas públicas e para estimular que elas continuem mesmo após o fim de cada edição.

São certificados os municípios que alcançam as pontuações mínimas tanto no eixo das Ações Estratégicas quanto no eixo dos Indicadores de Impacto Social, conforme estabelecido no Guia Metodológico.

O sucesso do Selo UNICEF é resultado da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada entre diferentes níveis de governo voltados às crianças e adolescentes.


Os maiores beneficiados são, sem dúvida, as crianças e adolescentes, que passam a contar com políticas públicas de qualidade voltadas para a garantia de seus direitos. Também ganham as famílias e a comunidade porque, para ganhar o Selo, a gestão municipal deverá promover intensa mobilização, participação e engajamento social.


Contamos desde já com a parceria e apoio de todos os envolvidos!







COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)