22 de novembro de 2017

Fronteiras - IV Semana do Bebê segue realizando suas ações



Por volta das 9:00h do  2º dia da IV Semana do Bebê foi realizada uma roda de conversa sobre a primeira infância (psicologia da infância sob a responsabilidade  de Bruna Bezerra (Secretária Municipal de Assistência Social) e Ana Priscielly (Assistente Social).


O momento foi marcado com a integração e participação das mães com a realização de dinâmicas abordando fatos e primando por orientações indispensáveis para a primeira infância de seus filhos, uma conversa sadias compartilhando experiências e encontrando soluções.


Já o 3º dia da Semana, atividades educativas foram realizadas durante todo o dia com o tema: "fortalecimento dos vínculos afetivos da era digital", sub tema da IV edição da Semana do Bebê no município de Fronteiras.

O evento sob responsabilidade da Assistente Social Ana Raquel Brito e o Psicólogo Moisés Nascimento foi um sucesso.

No primeiro momento o público alvo foram os alunos do Ensino Fundamental da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro na sede da escola.



E no Segundo momento, precisamente no período da tarde, o público alvo foram os alunos do Ensino Fundamental das Unidades Escolares Municipais Nossa Senhora de Fátima e José Aquiles de Sousa (SOUSÃO), realizada no Auditório Dona Quinô. 



O Psicólogo Moíses Nascimento falou da importância de manter-se sempre unidos fortalecendo laços familiares e de amizade, necessários para nos sentirmos seguros e amparados em momentos de adversidades que venhamos a enfrentar durante nossas vidas. 

Abordou ainda as desvantagens que a globalização vem trazendo para o convívio humano, distanciando a família, amigos e a própria sociedade.

"As crianças de hoje abrem mão do convívio social em função de jogos, redes sociais, rompendo lanços sólidos que a integração real nos possibilita", ressaltou.

É importante acrescentar que a Era Digital a medida que vem facilitando nossas vidas vem também nos tornando prisioneiros, abrindo os olhos para a realidade dura e crua do mundo do suicídio, da pedofilia, do abuso sexual. É um alerta, pois nem tudo o que parece ser é. É lamentável reconhecer que algo tão bom quanto a tecnologia ao invés de aproximar ,distancia as pessoas, onde aparelhos de celular por exemplo preenchem o vazio da família e dos amigos que hoje já não são tão presentes assim.
Imagem Ilustrativa

Ter a relação com os pais enfraquecida é um grande risco para a vida da criança ou do jovem. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentre outras razões, a falta de diálogo entre as famílias favoreceu com que 70% dos brasileiros não supervisionem os deveres de casa das crianças, mais de 40% não saibam o que elas fazem no tempo livre e 25% desconheça que o filho tenha faltado às aulas. Essa falta de interação sobre a rotina dos filhos ainda é brecha para grandes malefícios; quando restritas às atividades on-line, os mais novos não desenvolvem suas habilidades de relacionamento interpessoal e ficam expostos a crimes virtuais, como a pedofilia, e aos perigos ocultos da internet.

Alertamos para que enquanto estiver junto das pessoas que tanto ama, valorize a presença física delas e a oportunidade que tem para, ao invés de mandar emoticons de abraço, por exemplo, realmente abraçá-las com afeto. Ao invés de expressar seus sentimentos com mensagens de texto, ou áudios, declarar abertamente o quanto essas pessoas são importantes na sua vida e que elas sempre vão poder contar com você, nos momentos bons e difíceis também. 

Ainda não inventaram algum smarthphone que sinta e retribua seus sentimentos, então troque suas experiências e aquilo que você tem de melhor dialogando com sua família. Dê uma atenção maior aos seus pais, filhos, marido ou esposa, quando estiverem dizendo algo a você e uma notificação começar a chamar a sua atenção. 

Às vezes, nos prendemos a vídeos, jogos ou mensagens despretensiosas, que poderiam ter nossa atenção posteriormente, e ignoramos assuntos delicados que algum parente próximo deseja tratar bem ao nosso lado.

Tudo isso faz toda a diferença!
































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)