9 de novembro de 2017

Lançamento do Programa Criança Feliz no município de Fronteiras- PI

A Secretaria de Assistência Social juntamente com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), convida toda a comunidade para o lançamento do programa "CRIANÇA FELIZ"  que será realizado nesta sexta-feira (10/11/2017) às 14:00 no Auditório Dona Quinô em Fronteiras PI.

No Piauí, 173 municípios aderiram ao programa. O estado recebeu mais de R$ 1,1 milhão do governo federal para a implantação. O repasse mensal para a prefeitura de Fronteiras/PI  é de cerca de R$ 5 mil.

A adesão de Fronteiras  foi muito expressiva. Isso significa que teremos crianças e gestantes sendo visitadas no município. O investimento na primeira infância resulta em adultos mais qualificados, saudáveis e capazes de romper o ciclo da pobreza.

O Programa Criança Feliz foi lançado oficialmente no Piauí. Desde o dia 11/10 o estado passou a fazer parte das ações à primeira infância. A iniciativa atenderá mais de 22,1 mil famílias piauienses, sendo 1,9 mil na capital.

O programa é oferecido prioritariamente à mulheres gestantes e crianças com idades entre zero e seis anos. Um dos objetivos é oferecer a elas algumas ferramentas para seu desenvolvimento integral através de visitas domiciliares de equipes capacitadas e comandadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Nesses encontros, os visitadores darão orientações para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, além de acompanhar o desenvolvimento infantil.

A iniciativa tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida.

Os visitadores são selecionados entre diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, serviço social e direitos humanos. Em todo o País, 2.547 municípios já participam do Criança Feliz. O programa priorizará as crianças de 0 a 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A participação do SUAS no Programa Criança Feliz amplia as atenções no âmbito da Proteção Social Básica (PSB), fortalece a referência do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) nos territórios para as famílias, elegendo os vínculos familiares e comunitários e o brincar como elementos fundamentais para o trabalho com famílias com gestantes e crianças na primeira infância. O programa visa implementar ações no campo das políticas públicas para o apoio às famílias para o exercício das funções de proteção, cuidado e educação das crianças na primeira infância.




Fonte: Raoni Sousa

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)