2 de janeiro de 2018

PROFESSORA SE EMOCIONA AO VISITAR ESCOLA QUE FUNDOU

DONA GUIDÉ - A MATRIARCA DA EDUCAÇÃO FRONTEIRENSE


Francisca Pereira de Sousa Morais (Dona Guide)
Em conversa com sua sobrinha, Verônica Maria Pereira Ribeiro (atual Secretária Municipal de Educação), Dona Guidé sempre pede que a mesma cuide bem de sua escola e falava de sua vontade em visitar a escola ao vir à Fronteiras. Pedido feito, pedido atendido.

Na tarde desta segunda-feira (01/01), aos 89 anos, a professora Francisca Pereira de Sousa Morais visitou a Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima. 

A mesma foi recepcionada por Joaquina Girlúcia (Diretora) e Gilva Leite (Secretária da escola).

Dona Guidé (como é conhecida popularmente) ficou emocionada ao retornar à escola a qual a mesma fundou na década de 50 e falou com emoção de toda a luta para a criação da mesma, relatando que como educadora ainda chegou a dar aula na sala da residência de seu pai enquanto a primeira sala de aula era construída naquela unidade escolar.


A professora Francisca Pereira foi uma educadora guerreira que sempre lutou para que os filhos de Fronteiras pudessem desfrutar de uma educação de qualidade, não medindo esforços para buscar recurso na capital piauiense.

Mesmo havendo uma escola em Fronteiras que leva o seu nome, dona Guidé não esconde o amor que sente pela Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima.

Já no final da década de 90, com a falência da Rede de Ensino Brasileira, instituição conhecida como CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) foi colocada à venda, fechando assim suas portas nesse município, momento em que o prefeito da época em Fronteiras e também seu sobrinho, Dr. Marcelo, comprou a escola ao seu pedido.

Ao ir morar em Teresina - Pi, Dona Guidé repassou a escola aos cuidados de sua irmã Teresinha Sobreira e sempre ficava nos bastidores a cuidar do Nossa Senhora, criando o curso técnico em contabilidade em Fronteiras.

Além de ser a criadora do Ensino Fundamental, Dona Guidé também foi a responsável pela criação do Ensino Médio em nossa cidade, sendo assim considerada a Mãe da Educação.

Por lá passaram grande parte, quiçá todos os grandes profissionais veteranos de nossa cidade, sempre com bons professores de ensino rígido e tradicional.

Fica à essa grande mulher  a gratidão e o carinho do povo fronteirense por ter feito história em Fronteiras, sempre com muita  luta, dedicação e amor pela educação fronteirense. 

Vejas as imagens:


























COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)