31 de janeiro de 2018

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL , SECRETARIA DE SAÚDE E CRAS FINALIZAM AS AÇÕES DO JANEIRO BRANCO


Equipe do CRAS Janeiro Branco (Clediomar Sousa)
Nesta terça-feira 30/01, a equipe do CRAS juntamente com a Secretaria de Assistência Social e apoio da Secretaria Municipal de Saúde na pessoa de Dr. Alexander Lucena Sampaio, deram prosseguimento à Campanha do Janeiro Branco. A Campanha é voltada para ações que convidam as pessoas a  fazerem uma reflexão positiva sobre suas vidas, enfatizando os sentido e os propósitos, as qualidade dos seus relacionamentos, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos  e o quanto  elas conhecem sobre si mesmas.

Logo pela manhã a equipe coordenada pelo articulador do Selo Unicef, Raony Sousa, acompanhado do mobilizador do Selo Unicef - Matheus Sousa, dos Psicólogos Socorro Santana e Anderson, bem como das Assistentes Sociais Prisciele e Luana Feitosa, realizaram uma palestra sobre o "Janeiro Branco" aos professores da rede municipal de Educação da cidade de Fronteiras - PI.


Os 5 objetivos

1 - fazer do mês de janeiro o marco temporal estratégico para que as pessoas do mundo reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da felicidade em suas vidas ao longo de todo o ano;

2 - chamar a atenção de todo o mundo para os temas da saúde mental e da saúde emocional na vidas da pessoas;

3 - aproveitar a simbologia do início do ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito das suas vidas, seus relacionamentos e do que andam fazendo para investirem e garantirem em saúde mental e saúde emocional  em suas vidas e nas vidas de Todos ao seu redor;

4- chamar a atenção das mídias e das instituições públicas e privadas, para a importância da promoção da saúde mental e do combate ao adoecimento  emocional dos indivíduos; e

5 - contribuir, decisivamente para a construção, fortalecimento e a disseminação de uma "Cultura da Saúde Mental" que favoreça, estimule e garanta a efetiva elaboração de políticas  públicas em benéficos da saúde mental dos indivíduos e das intituicoes.

A psicóloga Socorro Feitosa falou da importância do Janeiro Branco para o município de Fronteiras, ressaltando em especial:

*colocar em evidência os temas de saúde mental e emocional em evidência na população 

*Disseminar a cultura de saúde mental 

*Valorizar da subjetividade humana 

*Combater o adoecimento emocional da população

*Contribuir para o desenvolvimento e disseminação do conceito de psicoeducação.

*Quebrar o tabu do conceito de saúde mental na população

*A procura para cuidados em saúde mental e saúde emocional

*Ações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria de Saúde

Logo após a palestra, ambos saíram pelas instituições  do município de âmbito municipal e particular, em ambientes que continham aglomeração de pessoas distribuindo panfletos e gestos de carinho e apoio.



Para encerrar as atividades do Janeiro Branco, a equipe do CRAS realizou no período da tarde uma atividade envolvendo todos os adolescentes que são alunos do CRAS. 

Salientamos ainda que esse trabalho tem todo um empenho da Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Bezerra, que está sempre contribuindo para o  bom desenvolvimento dos projetos do CRAS. Além dos professores, também se fizeram presentes no evento a Secretária Municipal de Educação - Verônica Maria Pereira Ribeiro, o Secretário de Comunicação - Clediomar Sousa, a Nutricionista Kassandra Bezerra e a Supervisora de Ensino Hildegardia Bezerra.




















































































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)