27 de março de 2018

Feira da Cidadania é encerrada em Fronteiras com mais de 3 mil atendimentos; veja fotos


O município de Fronteiras, foi a quarta cidade do sudeste do Estado, a sediar a Feira da Cidadania 2018. A ação social e solidária ofereceu um conjunto de benefícios que fortaleceu a cidadania de uma grande parcela da população fronteirense.

Organizada pelo Instituto Conhecer Brasil, o SESI, a FIEPI e a Prefeitura, através de todas as Secretarias Municipais, a Feira da Cidadania disponibilizou gratuitamente durante dois dias, diversos serviços sociais e atividades esportivas, culturais e festivas, envolvendo 50 voluntários e milhares de pessoas. As ações e atendimentos do 1º dia tiveram início as 8h e seguiram até as 16h do sábado, dia 24/03.

À noite, as 19h, uma estrutura de palco, som e iluminação foi montada na praça Getúlio Vargas, para dar vozes aos artistas da terra e os cantores nacionais que se apresentaram, levando entretenimento e lazer a População.
Atividades culturais, show de calouros, recital de poesias marcaram o momento que reuniu uma grande multidão.

Os artistas da terra tiveram a oportunidade de mostrarem seus talentos, através dos “Shows de Calouros”. Ao todo sete artistas participaram. Foram eles; João Paulo, Vanessa Bezerra, Agenor Ferreira, Zé Luís, Taline e Thaisse, Nailton Silva e Willian Wagner. No final a população – que julgou os shows de calouros – elegeu a dupla Taline e Thaisse, como as vencedoras da noite. 


Ainda no palco cultural se apresentou o poeta Jurdan Gomes com um recital de poesias, intitulado de – “Um Beradeiro com seus miolos de pote” e o cantor Ladislau Braga.


Outro grande atrativo do primeiro dia da Feira foram, os shows artísticos musicais como o cantor sertanejo Noel Nascimento e a banda Loz Kuatros.


No primeiro dia de atividades, da Feira da Cidadania, também foi realizado um Torneio Mirim de Futebol e um Torneio amador adulto.


Na cerimônia de encerramento foram premiados os vencedores das competições e divulgado os números da Feira da Cidadania de Fronteiras. Ao todo, segundo o coordenador do SESI, Marcos Siqueira, foram realizados 3.345 atendimentos a 1.673 pessoas.


“As minhas palavras é de agradecimento a prefeita Maria José a secretária Verônica, pessoa na qual eu agradeço, aos demais secretários que se envolveram se dedicaram a todas as equipes de trabalho que aqui participaram não só no sábado e no dia de hoje prefeita, mas já alguns dias desde a nossa visita técnica e dizer que o objetivo do projeto foi alcançado, ontem ficou evidente com a visita do presidente do conselho o Ministro João Henrique de que a proposta que ele colocou ao apoiar financeiramente a realização desse projeto, era realmente trazer um pouco de alento a essas pessoas não só de Fronteiras, mas de outras cidades que nós temos passado, a gente sabe que não solucionamos todas as necessidades todos os problemas mas uma semente nós deixamos plantada no município. A semente da cidadania do voluntariado da doação de um pouco do seu tempo de um pouco do seu trabalho aquelas pessoas que não tem muita oportunidade de se valer de um serviço, como foram ofertados aqui no dia a dia da sua vida, fica aqui um agradecimento pessoal meu pela sua receptividade prefeita  a sua equipe, que a sua cidade a os habitantes dessa cidade tiveram conosco a gente hoje, que anda aqui na rua todo mundo fala, da com a mão, pergunta se gostou, se tá bom, então isso para nós é muito satisfatório nos deixa muito feliz e nos deixa com muita saudade já. Esperamos que muito em breve a gente possa retornar a sua cidade com ações dessa natureza ou de uma outra, a gente conversou um pouco trocando algumas ideias aí tenho certeza que bons frutos serão colhidos dessa parceria que aconteceu na feira da Cidadania e meu muito obrigado e até breve”.
Na ocasião, Marcos entregou 5000 mil unidades de uma cartilha contra o mosquito da dengue, zika, chikungunha, enviados a Fronteiras, pelo presidente da FIEPI, o Zé Filho.

A prefeita Maria José (MDB), fez um longo pronunciamento, e em tom de agradecimento destacou os benefícios da Feira da Cidadania.  “Nós agradecemos de coração a todas as pessoas que participaram desse importante momento no nosso município, agradecimentos aos voluntários que mostraram seus trabalhos nas mais diversas áreas. Me sinto por demais satisfeita com a realização desse evento, para mim é uma coisa no que diz respeito à questão social. Na nossa gestão, nós temos uma preocupação e  não estamos  no município pode ter certeza que estamos em Teresina ou em em Brasília em busca de benefício para Fronteiras”.


Maria José destacou que na ocasião da Feira, esteve com o presidente nacional do SESI, João Henrique e discutiu sobre segurança pública, o fechamento da fábrica Itapissuma “apresentamos demandas, e ele se mostrou aberto a essa situação, e eu vou em busca, situação essa que trará animo para nossa sociedade, incentivo para nosso jovem, no esporte no lazer”.
Por fim a gestora se dirigiu aos organizadores. “Quantos bons exemplos de cidadania nos foi dado esses dias aqui em Fronteiras, para o cidadão que se toca, que vê, enxerga, ele vê exatamente essa boa ação que foi trazida para o município, então eu quero agradecer em especial a toda equipe técnica do SESI, que aqui estiveram conosco e a pessoa do Marcão, que com certeza, fizeram um trabalho magnífico, com apoio do nosso coordenador Paulão, quero agradecer de coração seus préstimos, como também quero agradecer em nome dele a todos que participaram de forma direta e indireta para que essa feira chegasse onde chegou”.
_Veja fotos do 2º dia da Feira da Cidadania:





































































































































































































































































































Texto: Cidadesna Net
Fotos: Clediomar Soua


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)