25 de março de 2018

Secretários municipais apontam ações e avaliam 1º dia da Feira da Cidadania em Fronteiras. Veja!

O primeiro dia de atendimentos e serviços oferecidos pela Feira da Cidadania, a população de Fronteiras – PI, se encerraram na tarde deste sábado, 24. Centenas de pessoas foram beneficiadas. A Feira é realizada pelo Instituto Conhecer Brasil juntamente com a Prefeitura Municipal, o Conselho Nacional do SESI e a Federação das Indústrias do Piauí FIEPI.
A gestão da prefeita Maria José, através de todas as Secretarias Municipais deram sua total contribuição. Após o encerramento dos atendimentos do primeiro dia, os gestores das principais pastas envolvidas e a equipe organizadora, concederam entrevista ao Portal Cidades Na Net, e fizeram suas avaliações sobre a Feira da Cidadania. Veja a seguir:

Paulo Pinheiro – Coordenador da Feira da Cidadania e Assessor da Prefeitura de Fronteiras. “Fico muito feliz pelo resultado da equipe corresponder com o anseio da prefeita Maria José que me falou como queria o evento, todos os secretários corresponderam a altura. Cheguei 05:30 da manhã e as pessoas já estavam na fila esperando, o que demonstra o trabalho da comunicação, marketing. Nos deparamos com uma equipe que o pessoal da saúde colocou, para que não avesse demora e todos pudessem ser atendidos em várias das especializações, como clínico geral, neurologista, odontologista, e todo mundo feliz, na medida do possível atendido”.


O Secretário Municipal de Saúde, Dr. Alexander Sampaio trouxe o quantitativo de atendimentos realizados na área da saúde. “ “É bastante positiva um evento de grande valia, todas as secretarias puderam promover serviços para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão fronteirense, que procurou participar desse grandiosíssimo evento. Na área de saúde desenvolvemos várias atividades, tivemos a presença de profissionais como médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas, clínicos gerais. Foram feitos 35 atendimentos na área de neurologia, na parte de clínico geral, atendemos 50 pessoas, na parte odontológica, tivemos uma média de 100 atendimentos, com tratamento profilático, aplicação de flúor e orientação sobre higiene bucal, o profissional de fonoaudiologia atendeu 35 fronteirenses que estavam precisando de ajuda na sua área. Foram feitos ainda vários atendimentos por técnicos de enfermagem e enfermeiros, como aferição de pressão arterial, medição de glicemia, distribuição de preservativos, com o intuito de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis. Também foram realizadas orientações com palestras e panfletagens pelo pessoal da vigilância sanitária para melhorar o nível de esclarecimento para evitar doenças por meio de atividade como manicure, lanchonete, trouxeram informações para os microempreendedores locais com o intuito de prevenir as doenças por meio do trabalho” ressaltou.


Bruna Bezerra – Secretária Municipal de Assistência Social de Fronteiras. “Estivemos ofertando o bolsa família com o cadastro único, fazendo consulta no cartão, emissão da carteira do idoso, benefício de prestação continuada, também o ID Jovem que é um programa no que possibilita o jovem viajar de graça, necessita gerar o Nis através do cadastro único, se inscreve nesse cadastro, com o número do nis ele insere um aplicativo no celular e vai estar viajando por todo o Brasil. Na parte do CRAS nós trouxemos a equipe do PAIF onde estamos fazendo acolhimento social e também o criança feliz, estamos trazendo informações do centro de convivência e tudo o que acontece por lá. Avalio a Feira como positiva, estamos podendo expandir os nossos programas aqui e o pessoal está tendo mais acesso e tendo mais conhecimento do que acontece dentro de nossa secretaria”, disse.


Célia Alves – Secretária Municipal de Meio Ambiente e ex-vereadora de Fronteiras. “A avaliação é positiva, é um comparecimento em massa, tanto da zona urbana como rural, estamos satisfeitos. E os nossos serviços que estamos ofertando é a efetivação de um projeto chamado Plante uma árvore: Verde é vida, e contamos com o apoio e parceria da patrulha ambiental de Araripina – PE que é um ONG, que vem fazendo esse trabalho e propagando em vários municípios com parcerias e vária prefeituras e secretarias, para nós foi uma honra. Hoje doamos mais de 200 mudas, amanhã continuaremos o nosso trabalho de doação, e esse projeto é itinerante que também diz respeito a zona rural do município”.


Clediomar Sousa – Secretário Municipal de Comunicação e proprietário do Portal Lagoa do Rato. “O evento superou nossas expectativas, pois o fluxo de pessoas foi muito grande, foi uma feira que trouxe bastante alegria e progresso para Fronteiras. As nossas merendeiras estão se preparando por meio do curso que está sendo ofertado no Cozinha Brasil, para que possam preparar para os alunos uma merenda ainda melhor. No meu ponto de vista, essa feira e está sendo um sucesso e que não fique somente nessa feira, que a Maria José possa conseguir em outra oportunidade, trazer novamente para fronteiras com outras especialidades, para que nós possamos qualificar o nosso povo de uma maneira bem melhor”. A comunicação foi o X da questão, antes do evento houve uma comunicação com o povo, durante o evento está sendo ótimo, para mim a comunicação desse evento foi dez”.


O Secretário Municipal de Esportes, Luiz do Riacho, organizou e promove durante os dias de realização da Feira da Cidadania, torneios de futebol no estádio “O Pinheirão”. “ A Prefeita junto ao SESI deu todo a vestimenta e materiais necessários para a realização dos torneios e estamos a incentivar e valorizar o esporte, durante esta feira”, pontuou. No esporte foram realizados neste primeiro dia um torneio mirim e um torneio com seis seleções futebolísticas fronteirense.

A Secretária Municipal de Educação, Verônica Ribeiro, em entrevista destacou que não está com serviços diretos sendo oferecidos na Feira, mas que disponibilizou sua equipe para organizar e está dando total apoio logístico para realização da ação social. “Certamente está Feira da Cidadania é um grande avanço da gestão de Maria José, no desenvolvimento do município”, salientou.

Fonte: Cidades na Net

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)