18 de abril de 2018

UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA REALIZA COMEMORAÇÃO ALUSIVA AO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL.


O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de Abril; data essa escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, escritor que, como poucos, dedicou-se à literatura Infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, fazendo registro a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor vinculado ao Pré-Modernismo brasileiro que contribuiu com obras célebres para o público adulto, Lobato deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil, já que mais da metade de seus livros era dedicada a esse público.



Sua primeira história infantil - A MENINA DO NARIZINHO ARREBITADO, foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, entre outros, que posteriormente seriam eternizados no famoso programa de TV produzido no final dos anos 1970 até meados dos anos de 1980 e retomado no final dos anos de 1990 até meados dos anos 2000.

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor da literatura infantojuvenil a perceber a necessidade de inserir nas histórias para as crianças e os jovens elementos da cultura nacional, como os costumes do povo do interior e as lendas de nosso folclore. Fez isso de maneira única, combinando a identidade brasileira aos elementos da literatura universal, como a mitologia grega. Foi também o precursor da literatura paradidática, cuja principal característica é permitir que a criança aprenda enquanto brinca e lê.
Neste dia 18/04, nas dependências da UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA ocorreu uma comemoração alusiva ao Dia Nacional do Livro Infantil. De forma bem participativa todo o alunado da escola exaltou felicidade em estar comemorando a data, uma vez que se torna mágico o prazer pelo despertar do interesse a leitura em comemorações como essa.

       Segundo a Diretora Girlúcia: “O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. Desenvolver o interesse e o hábito pela leitura é um processo constante, que começa muito cedo, em casa, aperfeiçoa-se na escola e continua pela vida inteira. Somente quem conhece a importância da literatura na vida de uma pessoa, quem sabe o poder que tem uma história bem contada, quem sabe os benefícios que uma simples história pode proporcionar, haverá de dizer que não há tecnologia no mundo que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento”.



Todo o público participante acompanhou apresentações diversas inspiradas nos contos mágicos do mundo da leitura, assim como também, do encantador mundo de obras de Monteiro Lobato. Estiveram presentes: Pais e Responsáveis, Professores, Alunos, Comunidade em geral, assim como também o Articulador do Selo Unicef (2017-2020) Matheus Sousa, e Luana Martins Mobilizadora do Selo Unicef (2017-2020).
Acompanhe as fotos:




























































































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)