19 de maio de 2018

4ª CIA DE POLÍCIA DE FRONTEIRAS-PI (PELOTÃO MIRIM) TRABALHA JOVENS PARA O FUTURO


Na manhã deste sábado 19/05, O Portal Lagoa do Rato esteve presente na 4ª CIA de Polícia de Fronteiras-PI, para acompanhar de perto o projeto  "PELOTÃO MIRIM", que está sendo executado pela Policia Mititar de Fronteiras sobre o comando do Tenente Gilson Medeiros.

Na oportunidade, o Tenente Gilson Medeiros nos recebeu com cordialidade e nos concedeu entrevista falando do projeto desde a sua criação ao seu andamento. 

Na oportunidade, tomamos conhecimento que o projeto é uma idealização do Juiz, Dr. João Manoel, bem como do Promotor de Justiça, Dr. Edgar dos Santos, que buscaram junto a polícia Militar na pessoa do Tenente Gilson, um projeto voltado para sociedade que pudesse ser trabalhado em Fronteiras com crianças e adolescentes.


Em Fronteiras o "PELOTÃO MIRIM" é composto por 50 integrantes (11 a 17 anos), sob a cooordenação do Capitão Edimilson e supervisão do Cabo Gonzaga, tendo duração de um ano para a sua formação. O capitão Edimilson é o coordenador geral dos pelotões de todos os municipios da região.


De acordo com o Tenente Gilson, o projeto “PELOTÃO MIRIM” trata-se de um projeto que vem oriundo da Polícia Comunitária (sendo uma filosofia e uma estratégia organizacional que proporciona uma parceria entre a população epolícia), desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí, pegando o jovem com faixa etárias até os 17 anos que estão em vida escolar ativa, ensinando os bons princípios, os bons costumes, à valorização do patriotismo, o respeito a hierarquia também no âmbito familiar e o respeito a mesma, ou seja, trabalhando na vida desse jovem uma série de atribuições que a polícia vem implementando no “Pelotão Mirim”. O pelotão recebe instruções extracurriculares com orientações militaristas ao seu benefício, com normas a serem respeitadas e seguidas no seu dia a dia.

"Para a realização do projeto, contamos com a participação de diversos profissionais de forma voluntária, onde entre estes podemos citar pedagogos, educadores físicos, entre outros, dessa forma buscando agrega-los cada vez mais à sociedade. A polícia vem fazendo o papel de intermediador,  de agregar os valores sociais junto aos bons profissionais da sociedade e levando a estes jovens. Com isso os tiramos da possibilidade do mundo das drogas, do mundo virtual que eles vivenciam hoje, trabalhando o humanitarismo com palestras, agregando esses valores junto ao conhecimento que eles já têm", relata Tenente Gilson.

O Tenente Gilson vem em constante contato com a diretora da escola onde inicialmente foi implementado o projeto, a professora Girlúcia Leite, bem como alguns pais os quais já detectaram de forma positiva uma evolução no trabalho que está sendo realizado.

"Em 2 meses de trabalho já é possível perceber uma mudança no comportamento desses jovens, ou seja , uma evolução tanto no seio social, familiar e escolar", acrecenta. 

É importante lembrar que o pelotão mirim tem o PROERD inserido dentro dele, tornando o projeto mais coeso e complexo com conhecimentos cívicos, sociais, com auxilio de vários profissionais de áreas distintas agregando o máximo de conhecimento voltados para o público infantojuvenil.

"Nesse primeiro momento, a escola comtemplada foi a Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima. O projeto em sua 2ª fase será trabalhado com alunos da  Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (SOUSÃO) e posteriormente as outras", finaliza.

Embora o projeto seja financiado pela Justiça, o municipio entra com sua contrapartida, através da Prefeita Maria José, oferencendo meios para a axecução do projeto, oferencendo apoios como profissionais de todas as áreas, transporte, ambulância, ambiente físico, etc.

Pedagoga Maristela
Hoje, após palestra motivacional do Tenente Gilson e orientações militarista, os jovens estiveram na Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima para assistir uma palestra com a Pedagoga Maristela, que veio a convite do Capitão Edimilson.

Geralmente, o projeto é desenvolvido aos sábados, domingos e ou feriados, sendo oferecido lanche e almoço para o Pelotão na própria Companhia de Polícia, para dar prosseguimento às atividades durante o dia.

Confira as Imagens:





























































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)