18 de maio de 2018

CAMINHADA COM AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE FRONTEIRAS – PI, MARCA O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES – 18 ANOS DE 18 DE MAIO.

Nesta sexta-feira 18/05, um marco de luta e enfrentamento pela proteção de nossas crianças e adolescentes, aconteceu no município de Fronteiras - PI... O dia 18 DE MAIO é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 18 anos muitos municípios do nosso país.

A escolha da data se deu ao fato de que em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados; foi raptada, abusada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.


A proposta do “18 DE MAIO” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Durante toda a semana que marca a data, as escolas municipais de Fronteiras com seus Professores e Alunos, junto á orgãos parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, de Assistência Social, de Comunicação, CMDCA, Conselho Tutelar, NUCA, Equipe Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020, Polícia Militar, dentre outros mais; realizaram atividades de pintura, produção textual, história em quadrilhos, poemas e poesias, danças, artesanatos e palestras de conscientização, mobilização, combate e enfrentamento, dentro de suas próprias salas de aula e/ou pátio das instituições de ensino, assim como também fora delas. Para a culminância e dia D da causa que ocorreu na praça central do município, as escolas realizaram diversas apresentações culturais, assim como também passeata pelas ruas da cidade com a temática desta edição, que trás consigo 18 anos de luta pela proteção de nossas crianças e adolescentes, com o projeto da campanha FAÇA BONITO!


A violência sexual praticada contra a criança e o adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nesse contexto, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade e de proteção. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual. Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, por estarem vulneráveis, podem se tornar mercadorias e assim serem utilizadas nas diversas formas de exploração sexual como: tráfico, pornografia, prostituição e exploração sexual no turismo. Esse ano, mais uma vez, em alusão ao Dia 18 de Maio, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes vem ressaltar a importância da mobilização e participação dos diversos setores nessa ação.


Segundo o Articulador do Selo Unicef (edição 2017-2020) e enfrentante do Projeto nesta edição 2018 da Campanha FAÇA BONITO no Município - MATHEUS SOUSA: "Quando se reúne uma equipe competente, é certo que os frutos valerão a pena ser colhidos. Toda a Rede Municipal de Ensino, Diretores, Professores, Alunos superaram todas as minhas expectativas e foram ainda mais longe que o previsto, isso me deixou muito feliz e satisfeito! Não sei como agradecer a confiança, determinação e empenho de cada um que compõe a educação de Fronteiras, confesso que me faltam palavras... Quero muito agradecer a Prefeita Maria José, representada na pessoa da Secretária de Educação, Verônica Ribeiro, que nunca mediu esforços para apoiar projetos tão bons para o nosso município, a Secretária de Assistência Social, Bruna Bezerra, como um todo,  CMDCA, NUCA, Conselho Tutelar, Psicólogos, Assistentes Sociais, Pelotão Mirim e todo o corpo da Policia Militar, Secretaria de Comunicação e Portais parceiros, as Escolas do Campo, Pais e/ou Responsáveis, Funcionários dos Órgãos Municipais, Comunidade em geral, Equipe técnica de som e outros mais. É um orgulho compartilhar todas essas metas de trabalho com profissionais tão capazes e dedicados. Competência e empenho são as melhores palavras que descrevem cada um dos participantes neste dia. Que possamos continuar trabalhando com esse profissionalismo, disposição e dedicação para que seja seguro o futuro de todos. O caminho pode ter sido difícil, às vezes até demais. Mas, todos souberam manter a confiança uns nos outros e nunca desistiram ou afastaram o olhar da meta. Hoje colhemos os frutos dessa dedicação e agora desfrutamos do triunfo. Todos estão de parabéns e merecem um sincero agradecimento pelo trabalho feito! Parabéns e obrigado, equipe!."


Dentre todas as apresentações, o público pôde acompanhar CORAL E PERFORMANCE DA MÚSICA - MEU CORPO É UM TESOURINHO com os alunos do 2º, 4º e 9º ano da UNIDADE ESCOLAR HERMÍNIO JOSÉ RIBEIRO. A apresentação teve direção e coordenação dos professores Adiléia, Sued e Raoni Sousa.

Apresentação de um POEMA que foi proferido pela professora Silvia da UNIDADE ESCOLAR JOSÉ AQUILES DE SOUSA, em seguida e bem atentos houve a leitura dos cartazes como rogativa para combater a exploração de crianças e adolescentes da campanha FAÇA BONITO.

Uma COREOGRAFIA da música de JOTA QUEST – Pra quando você se lembrar de mim, da UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA, organizada pela professora Socorro Leite com os próprios alunos.

Apresentação de UMA MÚSICA CANTADA AO VIVO, pelo Coordenador do Cras Raoni Sousa com a sua filha Hágata.









Durante todos os pronunciamentos realizados ainda nesta manhã, o público pôde perceber nas falas dos profissionais que ali estavam a importância da data 18 DE MAIO... Buscando superar mitos, tabus e preconceitos, oferecendo segurança para que possam se reconhecer como pessoa em desenvolvimento e se envolver coletivamente na defesa, garantia, e promoção dos seus direitos, inclusive dos direitos sexuais.

 Presidente do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA)
(Anna Priscielly)

  Psicóloga da Equipe de Referência do CRAS
(Socorro Feitosa)

Conselheiro Tutelar
(Antonio Bezerra)

Queremos convocar todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos universidades, mídia – para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Nesse 18 de Maio, são 18 anos "FAZENDO BONITO” na luta pelos direitos de crianças e adolescentes. Nós estamos dispostos a continuar nos mobilizando sobre isso. Esperamos que você também esteja!

Acompanhe as fotos:



















































































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)