11 de junho de 2018

FRONTEIRAS (PI) REALIZA 2ª FORMAÇÃO DO PROJETO VIVA SEMIÁRIDO


Na manhã desta segunda-feira (11/06), a equipe do "Viva Semiárido" formada pelas professora Maria Cantalice (Ministrante do Curso), Francisca Lisboa (Coordenadora da Educação Contextualizada), Antônio José (Engenheiro Agrônomo e Técnico URGP/Picos-PI), Francisca Medioneira (Técnica da SETRE), Francisca Maria Leal (Engenheira Agrônoma da URGP/Picos-PI) e Domerval Sousa (Técnico URGP/Picos-PI), estiveram realizando a 2ª formação do projeto no município de Fronteiras, onde as escolas contempladas pelo mesmo foram a Unidade Escolar Municipal Corinto Machado Matos (zona rural) e Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima (sede).



Na oportunidade, a professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, falou da grata satisfação de estar recebendo pela segunda vez a equipe do semiárido, sendo que desta vez, a satisfação é maior ainda pois está tendo a felicidade de reencontrar sua amiga Cantalice, amiga esta de longas datas. Falou que Fronteiras os recebe de braços abertos.
"Tenho um carinho todo especial por todas as ações que são voltadas para o campo. Essas ações do projeto serve justamente para diminuir essa diferença entre o homem do campo e a cidade", acrescenta. "Agradeço ao Governo do Estado, aos professores participantes, a direção da escola e a todos os presentes, bem como a Gerente da 16ª GRE, a professora Nazaré Antão, por ter vido prestigiar o evento e dizer que a Educação do Municipal está de portas abertas para trabalhar em parceria", finaliza Verônica.


Professora Cantalice relatou a satisfação de estar em Fronteiras novamente e de rever várias colegas, em especial a Professora Verônica Pereira, hoje atual Secretária Municipal de Educação de Fronteiras-PI, amiga de longas jornadas. "Estou aqui para cumprir as metas  da SEDUC, pois a mesma tem que caminhar em passos rápidos para atingir suas metas, e acredito que essa semana será muito proveitosa. Essa vinda à Fronteiras trata-se de um curso de 80 horas, o qual dará a capacidade de mergulhar em alguns conhecimentos que nos falta , pois a educação do campo não é uma educação muito discutida, e embora seja bem especifica  é bastante interessante como proposta de educação", complementa.


A Gerente Regional de Educação de Fronteiras-PI afirmou a importância desse projeto e que o conhecimento teórico sem prática não é válido. "Que esse conhecimento chegue até as escolas através de ações, pois é muito importante para homem do campo. Que estas práticas possam se estender dentro da escola e que os alunos levem esse conhecimento para sua comunidade. Como Gerente das Escolas da Rede Estadual vejo o projeto de forma muito positiva", finaliza.


Zezé Oliveira - Técnico da URGP/Picos-PI, disse que os professores já deram para sentir o tamanho da responsabilidade da educação contextualizada em uma região tipicamente semiárida como é a de Fronteiras. "Os nossos pais já enfrentavam problemas com a seca nessa região. Para mim é uma alegria  estar participando pela segunda vez desse curso com vocês. Hoje viemos com a professora Cantalice  - Coordenadora Estadual; será uma semana muito produtiva, onde iremos  à cidade de Oeiras (PI), onde poderão acompanhar de perto os trabalhos das escolas que já estão desenvolvendo o projeto", afirma. "Durante essa visita, vocês estarão ganhando novos conhecimentos e interagindo com novas culturas. Existem muitas coisas boas desde que o programa "Viva Semiárido" vem acontecendo", complementa. O mesmo também falou que a região do Guaribas coordenada 23 municípios e mais de 40 projetos produtivos. Em Fronteiras, já existe um projeto da parte produtiva de caprino e ovino e em andamento existe um outro que seria de piscicultura, porém em virtude da escassez de chuva não foi possível a aprovação.


A Coordenadora do Campo, Ana Lucia Pinheiro Néri, falou que a algum tempo atrás as escolas do campo estavam esquecidas, mas o "Projeto Viva Semiárido" é de relevante importância, pois as escolas do campo precisam de muita atenção. "Graças a Prefeita Municipal de Fronteiras, professora Maria José Ayres de Sousa e e a Secretária Municipal de Educação, professora Verônica Ribeiro, as escolas do campo vem sendo prioridade.  Acredito que esse projeto só tem a acrescentar", falou.

Durante a formação marcaram presença a Secretária de Educação de Fronteiras - Verônica Pereira, a Gerente da 16ª GRE - Nazaré Antão, o Secretário Municipal de Comunicação - Clediomar Sousa, o articulador do Selo Unicef - Matheus Sousa, a Coordenadora das Escolas do Campo - Ana Lucia, a Diretora da Unidade Escolar Municipal Nossa Senhora de Fátima - Joaquina Girlúcia. 




















































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)