30 de julho de 2018

FRONTEIRAS-PI - REALIZOU 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF EDIÇÃO 2017/2020.


Foi realizado na manhã desta segunda-feira o I FÓRUM COMUNITÁRIO do SELO UNICEF Edição 2017 / 2020 do município de Fronteiras – PI, um evento realizado pela CMDCA em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Assistência Social e Saúde e apoio da Prefeitura Municipal de Fronteiras na pessoa da Prefeita Maria José Ayres de Sousa.

O fato deu-se na Unidade Escolar José Aquiles de Sousa (SOUSÃO), durante toda a manhã, objetivando ações relacionadas ao Selo Unicef.

Os Fóruns Comunitários têm como OBJETIVO o diálogo e construção conjunta com a comunidade para: Análise das condições de vida da infância e da adolescência e identificação das políticas públicas e oferta de serviços. Planejamento de ações para garantia dos direitos de crianças e adolescentes e pela redução das desigualdades. Monitoramento e avaliação participativa dos resultados de ações, projetos, programas e políticas públicas para meninas e meninos de até 18 anos incompletos.

Para a Secretária Municipal de Educação Verônica: “Os Fóruns são espaços de encontro, disseminação de informações e diálogo sobre as políticas públicas municipais. É nele que a comunidade analisa a situação das crianças e adolescentes, planeja e sugere ações, monitora e avalia o impacto das políticas sociais voltadas à infância e à adolescência.”


Para a Prefeita Municipal Maria José: “Além de importante espaço de participação social, os Fóruns Comunitários são potentes ferramentas de aprendizagem para a população sobre seus direitos e papel de cidadãos – e, nesse sentido, a experiência prática de participação e decisão sobre as prioridades públicas do município vivenciada naquele momento no Fórum é fundamental.”

Foi um momento essencial para estruturar o percurso do município rumo ao Selo UNICEF, uma vez que propõe um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes do município e a reflexão conjunta sobre os diversos fatores de desigualdades. Este encontro é o espaço de escuta e levantamento de propostas da sociedade civil para a elaboração do Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.

Para o Articulador do Selo Unicef desta (edição 2017-2020) – Matheus Sousa: “A intenção central deste Fórum é que a população do município possa conhecer os seus direitos e vivenciá-los com a sua participação social. De maneira coletiva, os participantes deste Fórum contribuem para um levantamento inicial de informações sobre a situação das crianças e adolescentes no município, analisando quais são os obstáculos ou gargalos que limitam a garantia de seus direitos. A partir dessa análise, os participantes têm a oportunidade de serem ouvidos sobre suas opiniões e sugestões, de modo que essas contribuições sejam efetivamente incorporadas às iniciativas propostas na política municipal e concretizadas no Plano de Ação pelos Direitos das Crianças e Adolescentes.”


O I Forúm Comunitário do Município pôde contar com a participação das Secretarias Municipais onde podemos citar  Educação - Verônica Pereira, Saúde - Joaquina Bezerra (representando o Secretário Municipal de Saúde Alexander Sampaio), Assistência Social - Bruna Bezerra, Finanças - Marina Ayres, Comunicação - Clediomar Sousa, Matheus Soares - Coordenação Geral do Municipio,  Grupos Religiosos, Micro Empresários, Profissionais da Educação, Profissionais da Saúde, Profissionais da Assistência Social, CRAS, Grupos de Adolescentes do Município, Pastorais das Igrejas, Ordem DeMolay, Artista da Terra, Comerciantes diversos, dentre muitos outros.

Neste fórum foram trabalhados 11 Grupos de trabalhos para a construção do plano de ação junto a estratégias para garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Município, foram eles:


Com um resultado prático: um Plano de Ação para enfrentar os principais problemas do município, que deve ser implementado pela gestão municipal ao longo dos quatro anos do ciclo do Selo UNICEF, se deu como encerrado o I Forúm no Município, e os resultados deste Plano de Ação são apresentados à comunidade em 2020, durante o 2º Fórum Comunitário, quando novamente a participação dos cidadãos e cidadãs do município é fundamental para o garantir que as políticas públicas pelas crianças e adolescentes funcionem, e que permaneçam após o fim deste ciclo do Selo UNICEF.














































































Texto: Mateus Sousa
Fotos: Lagoa do Rato.

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)