19 de agosto de 2018

SAÚDE MUNICIPAL DE FRONTEIRAS – PI REALIZA DIA D PARA A CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E SARAMPO


Dada sua largada no Brasil inteiro, neste Sábado dia 18 de Agosto das 8hrs às 16:00hrs no Posto de Saúde do Município Fronteiras-PI, realizou-se a campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. E, sim, todas as crianças de 1 a menos de 5 anos foram convidadas a irem ao posto de saúde para receber as vacinas contra essas infecções, mesmo se já tiverem tomado suas doses anteriormente.
Frente aos surtos de sarampo e ao risco de reintrodução da pólio (paralisia infantil), a campanha de 2018 é indiscriminada nessa faixa etária. Ou seja, pretende atingir os pequenos que ainda não se imunizaram, os que precisam completar o esquema e até os que cumpriram a recomendação do Ministério da Saúde no passado.
Nesse último caso, a ideia é aplicar um reforço, que minimiza o risco de falha vacinal – quando as injeções por algum motivo não estimulam a produção de anticorpos contra essas enfermidades. Isso é incomum em quem cumpre o número de doses preconizadas, porém pode ocorrer.
No caso da poliomielite, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida receberão a vacina inativada (a VIP, que é injetável) durante a campanha. As que já passaram por uma ou mais doses terão à disposição a versão oral do imunizante (a VOP, que ficou famosa com o Zé Gotinha). Para saber mais sobre elas.
E, para o sarampo, todas devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que também protege contra caxumba e rubéola). Isso desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.
A meta do governo federal é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)O Dia D da campanha nacional foi agendado para o dia 18, neste sábado e segue até o 31 de agosto em todo o Brasil.
Estiveram presentes além das autoridades, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), a Equipe de Articulação do Selo Unicef Ed. 2017-2020, Matheus Sousa (Articulador) e Luana Martins (Mobilizadora) e famílias de todo o município.
Veja as fotos.










 



 
 



 



 
 
 

 

 








 
 
 

 

 









 



 







 

 



 




 
 

 
 


 












COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)