27 de setembro de 2018

Empresário Fronteirense participa da Cavalgada da Missão na Cidade de Aroazes-PI


Pelo segundo ano consecutivo, será realizada a Cavalgada da Missão no município de Aroazes. O evento vai acontecer neste sábado (29/09), com aclamação de Nossa Senhora, a representação do Auto da Imaculada, a Virgília das Luzes, com percurso feitos em hinos e hosanas até o largo da Matriz, onde ocorre o grande encontro entre Nossa Senhora e sua mãe Santa Anna, sob inspiração do Divino Espirito Santo.



Viagem no tempo


A cavalgada é, ao mesmo tempo, uma jornada religiosa e a rememoração dos eventos históricos que ocorreram no período do Brasil colônia. A ocupação do Brasil colônia pelo império português criou um palco secular de conflitos entre os povos europeus e os legítimos donos destes sertões nordestinos, os índios. Décadas após a entrada violenta dos bandeirantes, liderados por Domingos Jorge Velho, instalou-se, em 1725, a Missão Jesuítica, trabalho dirigido pelo padre Gabriel Malagrida, cujo objetivo era pacificar os indígenas, ainda em luta contra os portugueses.




Já são quase três séculos da ocorrência destes eventos que causaram a turbulenta dominação da região. Vestígios como a imagem de Nossa Senhora da Conceição, esculpida à época, uma pedra que fez parte da primeira igreja construída pelos jesuítas não deixaram a história apagar-se no tempo.


Porém, o que poucos sabem é que nas terras piauienses passou uma estrada real, por onde passou parte da riqueza extraída aqui era mandada para Portugal. A estrada real não é mais trafegável, porém, quase que perfeitamente identificável.

Desembargador Carlos Brandão 

Segundo o desembargador Carlos Brandão, um dos entusiastas e organizadores da Cavalgada, trata-se de "uma espécie de levante do sertão brasileiro, e de resgate das nossas tradições. A região dos Aroazes (região valenciana) guarda como um sacrário do patrimônio imaterial brasileiro, tradições militares e espirituais do catolicismo dos Século XVII (anos de 1600) e Século XVII (anos de 1700). Estamos revivendo nossa história, pisando o chão por onde pisaram nossos antepassados. Daí, a grande importância da Cavalgada da Missão". 
"Triste é o povo que não tem histórias para contar. Por isso a Cavalgada da Missão é tão importante, não apenas para o Piauí, mas também para o Brasil. Com o apoio entusiasmado do Dr. Carlos Brandão, estamos descobrindo parte importante de nossa história, da civilização do couro. Afinal, o Piauí, àquela época, era o mais importante fornecedor de proteína animal (carne bovina) para todo o Nordeste brasileiro e a região das Minas Gerais". Assim se manifesta o Dr. Antônio Ribeiro Neto, advogado, empresário agrícola e procurador aposentado. 
Dr. Antônio Ribeiro Neto  
Fonte: 180graus.com


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)