23 de novembro de 2018

FRONTEIRAS - PI PARTICIPA DO 3º CICLO DE CAPACITAÇÃO SELO UNICEF (Ed. 2017-2020) QUE REÚNE REPRESENTANTES DE 60 MUNICÍPIOS EM OEIRAS.


A estratégia de Busca Ativa Escolar e o combate à Sífilis Congênita foram os temas centrais do 3º Ciclo de Capacitação do Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizado nesta quarta-feira, 21, no Centro Diocesano Dom Expedito Lopes, em Oeiras - PI.

O evento reuniu articuladores e mobilizadores do Selo, além de técnicos e gestores municipais de cerca de 60 municípios do Centro-Sul piauiense e teve como objetivo a capacitação de representantes da gestão municipal sobre a metodologia e as ferramentas de monitoramento do Selo UNICEF.

Esta foi à segunda vez que o município de Oeiras foi escolhido para sediar uma edição do Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. A primeira ocorreu em maio deste ano, quando as cidades participantes desenvolveram inúmeras atividades, entre elas, o diagnóstico da situação da infância e adolescência e a criação de núcleos de adolescentes para engajamento e mobilização destes públicos para o debate de seus direitos.

O Selo UNICEF busca reconhecer os municípios que conseguiram melhorar as condições de vida para crianças e adolescentes durante os quatro anos que o projeto vigora (2017-2020). O projeto está focado no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa está baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social. O UNICEF promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.

O município de Fronteiras – PI, participou ativamente junto a toda sua esfera de representantes municipais da área de Educação, Saúde, Articulação e Mobilização do Selo Unicef (Ed. 2017-2020), assim como também Adolescentes do NUCA.

Participaram do 3º Ciclo de Capacitação: O Articulador do Selo UNICEF – MATHEUS SOUSA SILVA, a Mobilizadora dos Adolescentes – LUANA MARIA MARTINS, a Secretaria Municipal de Educação – VERÔNICA MARIA PEREIRA RIBEIRO; o Secretario Municipal de Saúde - ALEXANDER LUCENA SAMPAIO; a Coordenadora de Saúde da Família - CYNTHIA MARIA SANTIAGO RIBEIRO, a Coordenadora da Atenção Básica - JOAQUINA MARIA DE LOURDES GONÇALVES BEZERRA SAMPAIO; os membros do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes / NUCA – PALLOMA RAYRA LEITE DE SOUSA E BRUNO DICKINSON DE SOUSA PEREIRA SÁ.






















COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)