3 de maio de 2019

PADRE GILDO COELHO REALIZA 1ª MISSA NO CRUZEIRO DO MORRO DO ACAMPAMENTO EM FRONTEIRAS - PI

FIÉIS SOBEM O MORRO EM PROCISSÃO 



Na manhã desta sexta-feira (03/05), uma multidão de fiéis subiram ao cruzeiro fincado no topo do morro do Bairro Acampamento para juntos participarem da 1ª Missa lá celebrada pelo Pároco Padre Gildo Coelho, oficializando a data do dia 03 de maio como parte do calendário religioso da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro da cidade de Fronteiras – PI.


Ao raiar do dia, católicos se reuniram em frente à Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada no Bairro Acampamento, onde receberam inicialmente a benção dada por Padre Gildo e em seguida seguiram em romaria para dar início a subida ao Morro da Cruz, momento esperado com ansiedade por muitos que ainda não havia visitado o cruzeiro.


Em peregrinação, mais de 250 pessoas entre crianças e idosos subiram o morro manifestando sua fé e devoção. Para cada um, momento de superação e euforia. A conclusão da subida foi comemorada com alegria e sensação de penitencia cumprida...um pouco mais de 30 minutos foi o tempo suficiente para que todos os fiéis estivessem ao pé do cruzeiro agradecendo a Deus por mais essa vitória.



Leudimar Cortez, moradora do bairro e comentarista da missa fez um breve relato contando um pouco da história de fé e gratidão que deu origem a colocação daquele cruzeiro em lugar de tão difícil acesso.


Leia:

Segundo relatos de Dona Teresinha Pereira, o seu pai Norberto Ângelo Pereira e Aucília Barreto, foram os responsáveis pela colocação do cruzeiro que foi fincado no morro, antigamente conhecido como “Morro da Encostada”, hoje chamado de “Morro do Acampamento”. O fato deu-se na passagem da Coluna Prestes, tempo em que os revoltosos passavam pelo município de Fronteiras, aproximadamente em 1930. Os mesmos fizeram UM VOTO A NOSSA SENHORA em colocar uma cruz no topo do morro caso não tivessem seus pertences tomados pelos revoltosos.

Em 2006, moradores do Bairro Acampamento perceberam a ausência da cruz e constataram que a mesma havia sido quebrada por vândalos.

Simpatizantes católicos de Fronteiras e do Bairro Acampamento, unidos decidiram reimplantar a cruz no seu local de origem, momento em que Fabio Linhares mandou confeccionar a cruz e juntamente à sociedade católica, simpatizantes e moradores do Bairro acampamento, fincaram a nova cruz no dia 15/07/2017.
Logo após, foi realizada uma campanha entre os católicos para a construção de degraus para facilitar o acesso à cruz.

Desde então, a cruz virou ponto de visita da sociedade fronteirense e a paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro decidiu realizar nesta manhã, a 1ª Missa em Ação de Graças neste cruzeiro, oficializando-a como ponto religioso realizada pelo Pároco Padre Gildo Coelho de Sousa.

Sendo assim, a data de hoje(03/05), está oficializada no calendário religioso desta paróquia, a realização da missa que acontecerá anualmente.

No dia 3 de maio, a Igreja Católica celebra no Rito Romano o dia em que Santa Helena encontrou a Santa Cruz de Cristo. É uma data simbólica conhecida como o dia da Santa Cruz, fato que influenciou diretamente na escolha da data à ser realizada a 1ª Missa no Cruzeiro.


Sendo assim, durante a celebração Padre Gildo oficializou a data a qual a partir de hoje constará no calendário religioso da paróquia como o dia em que será realizada uma peregrinação rumo ao Cruzeiro para em um ato de fé celebrar esse dia com uma Missa em Ação de Graças.



Na oportunidade, o Coordenador da Pastoral Familiar, Paulo Pinheiro, falou da alegria em estar presente neste momento único, resgatando a história do cruzeiro, símbolo de fé e libertação.



O vereador Izalberto Luz esteve presente e enfatizou a importância da escolha do nome do local para que a mesma seja oficializada na Câmara Municipal de Vereadores. Lembrou também da necessidade em legalizar a doação do terreno junto ao seus donos, e que fossem realizadas doações para tornar a efetivação da documentação possível junto ao cartório, a fim de conservar o local para gerações futuras.



O Secretário Municipal de Comunicação, Clediomar Sousa, fez uso da palavra para agradecer de forma especial à todas as pessoas que fizeram doações, tornando possível a construção da escadaria que facilitou a subida em trechos de difícil acesso. Lembrou que o ponta pé inicial foi dado e que a partir de agora ficava aberta a iniciativa para tonar o cruzeiro um local cada vez mais acessível.

Além da comunidade, também esteve presente o vereador Izalberto Luz, o vereador Gernilson Ricardo, Keila Alencar – Assessora de Gabinete, a Secretária Municipal de Meio Ambiente - Célia Alves, o empresário José Hamirton e o Secretário Municipal de Comunicação - Clediomar Sousa, um dos participantes da execução do projeto.


Confira as Imagens:























































































































































































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)