11 de junho de 2019

FRONTEIRAS 84 ANOS│Prefeita Maria José entrega escola padrão MEC para Educação Municipal; veja fotos


A cidade de Fronteiras comemorou os 84 anos de emancipação política celebrando o desenvolvimento em diversos setores sociais. A exemplo de avanço e progresso, mais uma importante obra foi entregue a sociedade. Trata-se do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho, inaugurado na manhã deste domingo (09), data em que a cidade faz aniversário.
Com capacidade para atender 376 crianças em dois turnos: matutino e vespertino ou 188 crianças em período integral. A escola de educação infantil é destinada para crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. A mais nova escola reforça um dos principais compromissos do governo municipal,  investir na Educação.
Emocionada a secretária municipal de Educação, Verônica Pereira, no uso da palavra contou a trajetória do homenageado José Aquiles Filho e saudou todos os membros da educação.
“Saúdo aqui toda equipe pedagógica do Centro de Educação José Aquiles Filho. O nosso maior presente é a entrega deste prédio. Enquanto gestora da educação municipal juntamente com toda minha equipe transponho o meu respeito e o sentimento de gratidão a todos que contribuíram com a realização dessa grandiosa obra”, agradeceu.
“A entrega desse novo prédio oportuniza aos nossos pequenos fronteirenses o direto à educação e faz com que tornemos o processo ensino-aprendizagem muito mais prazeroso e eficaz. Os professores também são felizardos porque podem desenvolver o trabalho em um ambiente muito mais amplo e apto para a prática da ludicidade e socialização com seu valor, como também o contato e preservação com o meio ambiente”, discursou.
“A escola padrão visa melhorar o futuro de nossas crianças para que tenhamos uma sociedade melhor. Fronteiras hoje ganha com uma moderna escola padronizada para o ensino infantil”, ressaltou.
A prefeita, Maria José, fez uso da tribuna para agradecer pelo empenho da equipe da Secretaria Municipal de Educação e todos os responsáveis pela aquisição da mais nova escola.
“Temos um sentimento imenso de alegria em entregar hoje à sociedade fronteirense essa magnifica obra. É um sonho que se concretiza e foi com muita dificuldade e compromisso que conseguimos mais esse feito. Nós queremos fazer ainda mais por Fronteiras”, ressaltou.
“É uma honra e uma glória para mim esse marco na história de nossa cidade. Quero dizer que estão de parabéns, a ilustre secretária de Educação Verônica Ribeiro, a estimada professora e diretora desta instituição Cícera Vanda e todos os queridos professores da escola. É uma imensa satisfação, em pleno dia 09 de junho, inaugurarmos o novo prédio do Centro de Educação Infantil”, felicitou.
Professora há 20 anos na educação infantil do município, Cilene Patrícia Monteiro, docente da escola, presente na solenidade disse que é uma felicidade ter mais uma importante obra de grande porte para a educação.
“Estou muito feliz porque comecei meu trabalho na gestão de José Aquiles quando prefeito e hoje com certeza nosso trabalho vai se tornar ainda mais eficaz para o município”, avaliou a professora.
Homenagem:
O nome do Centro de Educação é uma homenagem a José Aquiles Filho (in memoriam). O Dr, Marcelo como era conhecido, era filho de José Aquiles de Sousa e Joaquina Maria de Sousa. Dr. Marcelo era casado com a atual prefeita Maria José Ayres de Sousa com quem teve três filhos. Dr. Marcelo foi diretor do hospital Norberto Ângelo Pereira e exerceu os cargos de vice-prefeito e prefeito por três mandatos.
 As instalações do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho
Área:
O Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho possui área de 1.317.99 metros quadrados e foi construído com recursos do Governo Federal, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com contrapartida da Prefeitura Municipal de Fronteiras que entrou com o terreno e fiscalização dos recursos.
O investimento está orçado em 1 milhão e 800 mil reais. O projeto Padrão Tipo I desenvolvido pelo programa Proinfância é o maior modelo disponibilizado pelo órgão
As escolas de Ensino Infantil do Tipo I são térreas e possuem dois blocos distintos, sendo eles: Bloco A e Bloco B. Os dois blocos e o pátio cobertos são interligados para circulação. Na área externa estão o playground, jardim, castelo d`agua e a área de estacionamento. Os blocos são compostos pelo seguintes ambientes:
Bloco A – setor administrativo: Hall, secretaria; sala de professores/reunião; direção; almoxarifado; sanitários acessíveis adulto; masculino e feminino; lactário; área de higienização pessoal; área de preparo de alimentos, (mamadeiras e sopas) e lavagem de utensílios; bancada de entrega de alimentos prontos; 02 salas de atividades – creche I – crianças de 0 a 11 meses; fraldários – depósitos ( Creche I), amamentação (Creche I); solário;  S.I. Telefônica e elétrica; sanitário P.N.E Infantil; copa funcionários; lavanderia com balcão de recebimento e triagem de roupas sujas; bancada para passar roupas; tanques e máquinas de lavar e secar; rouparia com balcão de entrega de roupas limpas; depósito de material de limpeza; vestiário masculino e feminino; refeitório; cozinha; bancada de preparo de carnes; bancada de preparo de verduras e legumes; área de cocção; bancada de preparo de sucos; lanches e sobremesas; bancada para lavagem de louças; despensa; varandas de serviços; área de recepção e pré-lavagem de hortaliças; pátio de serviço; secagem de roupas (varal); central GLP; depósitos de lixo orgânico e reciclável.
Bloco B – 02 salas de atividades Creche II para crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses; 02 sanitários infantis; 02 salas de atividades Creche III para crianças de 2 anos a 3 anos e 11 meses; Sanitário P.N.E infantil; 02 solários; sala multiuso; 04 salas de pré-escola para crianças de 4 5 anos e 11 meses; 02 sanitários infantis feminino e masculino; 01 depósito; pátio coberto para espaço de integração entre as diversas atividades e faixas etárias; playground sendo este espaço não coberto para instalação de brinquedos infantis.
Presenças:
Na solenidade de inauguração estiveram presentes: a prefeita Maria José Ayres de Sousa; a secretária municipal de Educação. Verônica Maria Pereira Ribeiro; o líder político José Odon; a engenheira fiscal da SEMED e SIMEC,  Elaine de Sousa Costa Moura; o secretário de Agricultura, Wilson de Sá Batista; o secretário de Comunicação, José Clediomar de Sousa; o secretário de Saúde, Alexander Lucena Sampaio; o  secretário de Governo, Robert Sousa; o gerente do Banco do Brasil, Madson; a supervisora de Ensino do Município, Hildegárdia Gomes; a diretora  da escola José Aquiles Filho, Cícera Vanda; a coordenadora de Ensino, Laiane Priscila e Rene Coelho.
-Veja mais fotos:
  
Fonte CidadesNaNet


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)