18 de agosto de 2019

AO LADO DA PREFEITA MARIA JOSÉ, SENADOR CIRO INAUGURA REFORMA DO AÇUDE BARREIRAS EM FRONTEIRAS; FOTOS


A população de Fronteiras, cidade localizada a 400 km da capital do Estado, foi beneficiada com uma grande obra que levará água potável, mais saúde e vai resgatar o lazer e o turismo na região.
Nesta quinta-feira, dia 15 de agosto, o senador Ciro Nogueira (Progressistas – PI) ao lado do Diretor do DNOCS Djalma Policarpo, engenheiros e autoridades regional e local, visitaram o município, onde inauguraram à recuperação e revitalização do açude Barreiras, que tiveram suas obras iniciadas há 7 meses e contou com um investimento de R$ 343.040,25 (trezentos e quarenta e três mil, quarenta reais e vinte e cinco centavos) executados pela empresa OPEMACS-Serviços Técnicos Ltda.
De acordo com o engenheiro do DNOCS, Francisco Ribeiro Soares, diversos reparos foram feitos no açude.
“Na parte civil foi feita uma manutenção preventiva, pois no passar dos invernos a vegetação cresce e faz com que os sedimentos que são provocados pelas chuvas cresçam e vá fechando a drenagem. Por conta disso ela para de funcionar, e a água desce pelas canaletas desordenadamente, ocasionando várias cavidades. O que nós fizemos foi à desobstrução total dessas canaletas, recuperamos todas as cavidades, alguns concretos que estavam danificados refizemos e executamos toda a parte hidromecânica no que consiste a tomada d’agua. A recuperação da torre de comando da comporta, onde foram retirados todos os equipamentos onde alguns foram trocados e outros recuperados. Na parte do hidrante, na válvula expessora que a tubulação de água vem de 800 milímetros e dá uma redução para 300 milímetros foi totalmente recuperada”
Em entrevista ao Portal Cidades Na Net, o senador Ciro Nogueira, que destinou recursos para as obras de reformas, ressaltou dentre outras ações, que recuperar os açudes e barragens do Piauí é uma meta do seu mandato. “Na época que tivemos aqui, o país sofria acidentes hídricos e isso nos deixava bastante preocupados porque a parede estava bastante deteriorada. Hoje estamos ao lado da prefeita Maria José, dos vereadores, prefeitos amigos da região, entregando a obra que foi totalmente recuperada com investimento de mais de trezentos mil reais e com certeza o açude por muitos e muitos anos vai trazer benefícios para o município de Pio IX. Continuaremos nosso trabalho protegendo essas obras importantíssimas no nosso estado, trazendo investimentos necessários para esse município”, garantiu.
Em visita às obras de recuperação dos açudes, Ciro afirma que o sentimento é de dever cumprido porque é uma necessidade constante. “Essas obras recuperadas são para que as pessoas tenham segurança hídrica e evite assim, acidentes. Graças a Deus o Dnocs teve a competência através dos nossos recursos para recuperação de obras importantíssimas nessas três cidades (Paulistana, Fronteiras e Pio IX) e em toda região. Destinamos o maior número de recursos da história para todo Piauí como construção de banheiros que dá maior qualidade de vida para o povo. Tivemos investimento na área da saúde e vamos continuar trazendo mais recursos para nosso estado”, concluiu Ciro.
A prefeita de Fronteiras, Maria José (MDB), acompanhou de perto a inauguração e falou a nossa equipe da sua luta para angariar recursos para a obra e do seu sentimento quanto à recuperação do açude.
“É um sentimento de felicidade e satisfação porque era um desejo de longas datas. Desde o início da construção do Açude Barreiras, ele nunca sofreu sequer uma manutenção, e assim sucessivamente. Hoje nós estamos entregando a população de Fronteiras o Açude apto a receber a capacidade que ele tem que é 51 milhões de metros cúbicos de água. Com total segurança dessa situação. Graças ao esforço e o trabalho do nosso Senador Ciro Nogueira, como também do nosso amigo Djalma Policarpo que atenderam nosso pedido enquanto gestora contribuiu para que hoje tivéssemos essa obra concluída para satisfação e o sossego do nosso povo”, disse.
Além do açude Barreiras de Fronteiras, também foi inaugurada a recuperação do açude Cajazeiras, em Pio. As duas obras foram executadas por meio de serviços do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS.
O diretor estadual do órgão, Djalma Policarpo, que esteve junto com a comitiva do senador Ciro Nogueira, em entrevista ao Cidades Na Net, disse que desde a época em que assumiu a instituição muitas solicitações foram recebidas partindo dos gestores municipais, da população e de todo o Estado do Piauí.
“São muitos reservatórios com 30, 40 e 50 anos que nunca tiveram manutenção preventiva. Quando assumimos  a direção do orgão, fizemos inspeção em todas as barragens em 2018. Estamos com projeto e recuperamos agora Ingazeira em Paulistana, Barreiras em Fronteiras, Cajazeiras em Pio IX. Estamos recuperando o açude de Bocaina e temos recursos assegurados para o açude de Piaus e entre outros tantos açudes em todo o estado.  Trabalhamos com essa intenção: de recuperar as barragens e dar segurança hídrica e preventiva para populações que vivem nas adjacências desses reservatórios […] temos a felicidade de recuperamos todas as barragens construídas pelo DNOCS”, declarou Djalma.
O senador Ciro Nogueira tem sido muito atuante em obras pelo estado, além de barragens na perfuração de poços. “O ‘senador das águas’ como é chamado tem sido imprescindível. Temos além das barragens, perfurado e equipado poços por todo Piauí, graças ao Ciro Nogueira”, acrescentou Djalma.


Na solenidade de inauguração do açude em Fronteiras, estiveram presentes: a prefeita Maria José; o senador Ciro Nogueira; o diretor do DNOCS, Djalma Policarpo; os vereadores fronteirenses: Genilson Sobrinho – presidente da Cãmara, Dr. Juraci Bezerra; a secretária de Assistencia Social, Bruna Bezerra, o secretário de Saúde, Dr. Alexander Sampaio; o secretário de Comunicação, Clediomar Sousa, a secretária de Meio Ambiente, Célia Alves, o secretário de juventude, Caio; o Diretor da ADAPI, Genilson Sobrinho; o coordenador do Curso Cavalcante, Edvarton; o prefeito de Alegrete do Piauí, Márcio Willian Maia Alencar, o Marcinho, juntamente com os vereadores Luís Carlos, Lucemberg Alencar e o supervisor de Rede Ensino Estadual de Alegrete, professor Manoel de Zé Pedro; a primeira – dama do município de Vila Nova do Piauí, Ana Carolina, representado o prefeito vila-novense Edilson Brito, com o vereador Deijano Lima, Flávio Sousa e o servidor público Demétrio Lima, além das autoridades diversas do município de Fronteiras entre outros membros da sociedade civil.
_Veja mais fotos: 


















































































Texto: CidadesNaNet
Fotos: LagoadoRato/CidadesNaNet


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)