18 de agosto de 2019

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DE FRONTEIRAS PARTICIPA DO 17º FÓRUM NACIONAL DA UNDIME NA BAHIA


Em busca de novos conhecimentos e experiências a serem aplicados visando o desenvolvimento do ensino no município, a secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Maria Pereira Ribeiro, é uma dos 70 DMES que participa desde a última terça-feira, 13, em Mata de São João (BA), Costa do Sauípe,, da 17ª edição do Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação, que reúne participantes de todo Brasil.
O evento organizado pela UNDIME, tem como temática, “Qualidade da Educação: financiamento, gestão e aprendizagem”, e tem como objetivo debater este e outros assuntos ligados ao tripé que sustenta a educação pública brasileira.
Ao longo dos quatro dias de programação que encerram nesta sexta-feira, dia 16 de agosto, com a posse da nova diretoria nacional da UNDIME, o evento mobilizou cerca de 2.000 dirigentes, técnicos de secretarias e educadores que discutem assuntos como o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) como mecanismo de financiamento para a garantia da qualidade da educação, a apresentação das ações intersetoriais na promoção da qualidade da educação, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nos municípios, além de políticas e programas para garantir o direito à educação e minicursos do Conviva Educação e a Busca Ativa Escolar.



Organizada em conferências, mesas-redondas, minicursos e oficinas, a 17ª edição do Fórum Nacional proporcionou visitas dos participantes às salas de atendimento governamental (FNDE, Inep, SEB, Semesp, Sealf, Capes), a estandes do Conviva Educação e de parceiros institucionais da Undime (Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Santillana, Fundação Telefônica-Vivo, Instituto Natura, UNICEF e Uncme) e a estandes de empresas credenciadas.



Foram ofertadas gratuitamente 557 vagas para DME de municípios considerados como prioritários. Isto é, com baixos índices, quando cruzadas as informações referentes ao Ideb 2017 e ao PIB per capita. Esses dirigentes de municípios prioritários tiveram as despesas com transporte, hospedagem e alimentação custeadas pelo Termo de Fomento, firmado entre Undime e FNDE.


O município de Fronteiras não está inclusa, na lista de municípios prioritários, pois teve uma melhora no IDEB de 2017, mas a Secretária fez questão de participar para unir forças por uma educação melhor.




















Texto: CidadesNaNet.


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)