1 de dezembro de 2019

FRONTEIRAS SERÁ ATENDIDA PELO “PROJETO AÇÃO POPULAR PIAUÍ REALIZANDO LEVANTAMENTO DA SAÚDE OCULAR DA POPULAÇÃO”


A Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), em parceria com a Prefeitura Municipal de Fronteiras, dará início nesta segunda-feira (02/12) ao Projeto Ação Popular Piauí. O principal objetivo consiste em realizar um levantamento da saúde ocular dos moradores do município Fronteiras-PI, para posterior realização de um mutirão de cirurgia.

A ação funciona no sistema de Parceria Público Privada (PPP), conforme explica Liscel Anderson, responsável pelo projeto. “A Sesapi tomou essa iniciativa porque identificou que os municípios têm grande dificuldade em saber a real situação da saúde ocular dos seus munícipes. A partir disso foi criada a Ação Popular, através dessa parceria, onde será feito todo o levantamento para saber o que se tem de casos de catarata, que é o foco principal, casos de pterígio, glaucoma e olho diabético”, informou Liscel.


Ele ressalta ainda que o Projeto Ação Popular Piauí também tem por objetivo coibir a ação de ONGs que realizam esse tipo de trabalho de forma irregular. “Nós identificamos que algumas ONGs utilizam profissionais desqualificados e fazem uma verdadeira chacina, enganando as pessoas, receitando óculos sem qualquer tipo de critério e isso nos incomodava muito, este foi outro motivo pelo qual recebemos apoio da Sesapi para a realização do projeto”, pontuou.


Nas consultas realizadas, as patologias serão identificadas e devidamente documentadas para posterior encaminhamento. A ação inclui ainda a realização de exames de correção visual, quando for o caso.  




Sobre esse ponto, Liscel destaca outra importante ação que está sendo realizada. “Nós identificamos que na maioria das vezes as pessoas que precisam de correção visual recebem as receitas médicas para a confecção de óculos, mas não tem condições de adquiri-os nas óticas devido ao seu alto custo. Por isso nós também pleiteamos junto à Secretaria e, através de emendas de alguns deputados, e assim nós conseguimos a destinação de recursos para disponibilizar armações e lentes a preço de custo, alguns deles até gratuitos. São óculos de primeira linha e quando o paciente trouxer 2kg de alimento não perecível, ela recebe ainda o desconto de R$ 50 reais, que serão destinados às famílias carentes do município”, colocou.

Em Fronteiras-PI a ação acontecerá CRAS, a partir desta segunda-feira e irá até o dia 06 (sexta-feira). O horário de atendimento será de 8:00h as 12:00h e das 14:00h as 17:00h.

O cidadão deverá procurar o CRAS de Fronteiras munido de documentos pessoais e cartão do SUS para agilizar a prestação de serviços.



A Prefeita Municipal de Fronteiras, Maria José Ayres de Sousa, comemorou a parceria. “Devemos valorizar essa ação em saúde tão grandiosa no nosso município, muitas são as pessoas que serão beneficiadas com os serviços de médicos especializados, pois a nossa demanda é grande e muitos necessitam de cirurgia. Essa será uma forma de agilizar todo o processo”, afirmou.


Essa ação teve o total apoio do Secretário Municipal de Saúde Dr. Alexander Sampaio que se dispôs a colocar uma equipe de atendentes qualificadas para ajudar nesta ação. Já que a saúde da população está acima de quaisquer barreiras, esta ação conjunta com o estado com a nosso município só veio a somar cada vez mais.



A Secretária Municipal de Assistência Social, Bruna Bezerra, também aderiu a essa ação popular que tem como objetivo buscar soluções para saúde ocular do povo do município de Fronteiras.


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)