29 de março de 2020

Coronavírus: Prefeito confirma duas primeiras mortes de pacientes com Covid-19 em Teresina

Foto: CLAUDIO FURLAN/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Ampliada às 20h50
Teresina (PI) registrou, neste domingo (29), seus dois primeiros óbitos de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Com isso, sobe para três o número de mortes confirmadas no Piauí. 
Os dois óbitos com teste positivo para a Covid-19 são de um casal de idosos, ele com 88 anos e ela com 73 anos. Eles estavam internados em um hospital privado em Teresina. Casados, os dois morreram no mesmo dia, na última quinta-feira (26).  
A notícia dos óbitos foi dada pelo prefeito Firmino Filho (PSDB), através das redes sociais. 
"Lamento profundamente informar que aconteceram os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina. Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza. Às famílias, meu abraço de solidariedade", escreveu o prefeito. 
A confirmação dos dois primeiros óbitos em Teresina fez Firmino Filho reforçar o pedido para que a população respeite as orientações de isolamento social, para evitar que o vírus se propague com mais velocidade e sobrecarregue o sistema de saúde municipal. 

Lamento profundamente informar que aconteceram os dois primeiros óbitos por Covid-19, em Teresina.
Essa é uma informação que é muito sofrida de dar e que, mesmo sabendo que poderia acontecer, não deixa de nos causar muita tristeza.
Às famílias, meu abraço de solidariedade.
211 people are talking about this

"Aos teresinenses, meu apelo mais forte que nunca: fiquem em casa! Essas duas próximas semanas são decisivas para o enfrentamento da pandemia em Teresina", completou o prefeito. 
Transmissão comunitária
Em nota divulgada após o anúncio feito por Firmino Filho, a prefeitura de Teresina informou que as duas vítimas tinham mais de 70 anos e foram infectadas por transmissão comunitária - os dois não tinham histórico de viagem e foram infectados na capital. 
Veja a nota
A Prefeitura de Teresina lamenta informar que foram registrados os primeiros dois óbitos por Covid-19 na nossa cidade. 
As vítimas, com mais de 70 anos, foram infectadas por transmissão comunitária, ou seja, tiveram contato com alguém já com o vírus na cidade. 
Neste momento, nosso apelo é para que a população fique em casa. A contribuição de todos será decisiva nesse momento. Às famílias, nossas sinceras condolências. 
A prefeitura acrescentou que as duas vítimas tinham hipertensão arterial e diabetes, sendo que um deles sofria com pneumopatia crônica.
A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) informou que o homem tinha 88 anos e a mulher 73 anos, e que está monitorando o toda a rede e histórico social dos novos casos de óbito para identificar pacientes suspeitos e aplicar medidas de contenção necessárias, com a finalidade de evitar a maior propagação do novo coronavírus. 
Dados da Fundação Municipal de Saúde, divulgados na noite deste domingo, dão conta de 14 casos confirmados em Teresina, que tem ainda 168 suspeitos e outros 159 que já foram descartados. 
No Piauí, são 16 casos confirmados. Até a noite deste domingo, o estado tinha 213 casos suspeitos e 317 descartados. 
Na sexta-feira (27), o prefeito de São José do Divino, Antônio Felícia (PT), 57 anos, faleceu com sintomas da Covid-19. No dia seguinte, exames confirmaram a doença. O outro caso de fora da capital é o de um paciente de Parnaíba, internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina.  


Fábio Lima e Yala Sena
redacao@cidadeverde.com

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)