19 de junho de 2020

Fronteiras(PI) é um dos municípios mais transparentes no combate ao Covid -19 segundo levantamento feito pela CACOP


Um levantamento realizado pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção de Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão do Ministério Público do Piauí, verificou quais prefeituras do estado estão seguindo corretamente as recomendações de transparência com as despesas para enfrentamento à Covid-19.
Dos 224 municípios do Piauí, Fronteiras(PI) foi citado como um dos municipios que estão seguindo corretamente as recomendações de divulgação relacionada às despesas para enfrentamento à Covid-19, apresentando todas as ações através do Portal da Transparência. DE acordo com o CACOP, Fronteiras atualiza com regularidade os gastos com a pandemia.
Outros 66 municípios também já criaram um link dentro do portal da transparência, contudo, não apresentam as informações suficientes ou nenhuma atualização dos dados.
No panorama divulgado pelo CACOP, os municípios foram divididos em três categorias: VERDE – tem portal e tem informações; AMARELO – tem portal, mas não tem informações, tem portal, mas não foi possível acessar ou avaliação prejudicada por impossibilidade de acesso; VERMELHO – Não tem portal. O orgão explicou que os municípios receberam uma classificação de cores dependendo da situação que se encontra no cumprimento da medida de dar transparência aos recursos. As cidades que possuem portal e estão em dia com a atualização das informações recebem a cor verde. As cidades que possuem portal, mas não atualizaram os dados, receberam a cor amarela. E os que não têm portal a cor vermelha.

"Estamos com o sinal VERDE, resultado DE COMPROMISSO e SERIEDADE com o trabalho que realizamos para com a população", falou Irwig Ferro, Secretário Municipal de Saúde de Fronteiras (PI).
O coordenador CACOP/MPPI, Sinobilino Pinheiro, comentou que o levantamento foi realizado em parceria com os promotores responsáveis por cada município. Com a divulgação da classificação dos municípios, eles esperam estimular os gestores municipais a cumprirem a Lei Federal nº 13.979/2019  que estabelece que as prefeituras e governos estaduais devem dar transparência aos recursos destinados ao combate do coronavírus.



Fonte: InfoNewss/ com informações do Portal Piauí em Foco

COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)