21 de julho de 2020

Estudo prevê que pandemia no Brasil chegue ao fim em agosto


Estudo prevê que pandemia no Brasil chegue ao fim em agosto
Um estudo da Univesidade Nacional de Singapura, a maior e mais antiga do país asiático, prevê quando a pandemia de covid-19 pode ter fim em cada lugar do mundo. No Brasil, por exemplo, a doença seria controlada no dia 23 de agosto, segundo os pesquisadores. Globalmente, o término aconteceria em 1º de dezembro deste ano.
O infectologista Carlos Fortaleza, membro da Sociedade Paulista de Infectologia e professor da Faculdade de Medicina da Unesp, afirma que esse tipo de estudo é interessante, porém, traz dados imprecisos que não podem ser encarados como a “palavra final”
“A situação é absolutamente imprevisível quando você tem um número de variavéis tão grande”, destaca o professor. “O grande problema de modelos matemáticos e simulações é acertar os parâmetros que influenciam na transmissão do vírus. Essas novidades fazem com que as coisas mudem. É muito difícil conseguir uniformizar [as previsões]”, pondera o especialista.
A transmissibilidade do vírus, a densidade demográfica de cada país e as medidas colocadas em prática com o objetivo de frear a covid-19 são exemplos de aspectos relevantes que ficam de fora desse tipo de projeção, segundo o professor.
Em entrevista ao R7, o médico infectologista João Prats, da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, fez a mesma análise. Segundo ele, existem diversos fatores que podem influenciar na curva de contágio da doença, que indica o número de novas pessoas infectadas em um determinado período.
O isolamento social, a identificação de pessoas doentes e a imunidade de quem já pegou o vírus uma vez são aspectos que podem achatar essa curva.
A estabilidade pode acontecer, por exemplo, quando uma vacina for criada para o novo coronavírus. “Chega o momento em que todo mundo é vacinado. Assim, uma pessoa passa a infectar menos pessoas, até que a doença acabe”, esclarece.
Gráfico indica quando a pandemia pode acabar no Brasil

Gráfico indica quando a pandemia pode acabar no Brasil

Fortaleza acrescenta que análises como a da Univesidade Nacional de Singapura fornencem uma linha de pensamento que pode orientar a criação de políticas públicas.
De acordo com o professor, será possível dizer que a pandemia de covid-19 acabou quando a doença estiver sob controle. “Isso significa que ainda haverá casos, mas eles serão esporádicos e vão acontecer em alguns lugares específicos”.
“O ideal é que ela seja erradicada. Isso acontece quando não existem mais casos  nem a possibilidade de reintrodução da doença [na população]”, analisa. “Mas ela pode ser controlada mesmo sem ser erradicada”, conclui.
Fonte: Énoticias




COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)