7 de setembro de 2020

FRONTEIRAS(PI) REGISTRA 1º ÓBITO POR COVID-19


Após 148 casos de COVID-19 confirmados em Fronteiras (PI), o município registra o 1º ÓBITO ocasionado pelo Vírus.

Maria do Socorro Batista (64 anos), aposentada, faleceu na manhã desta segunda-feira (07/09) às 11:47h na UTI do Hospital Justino Luz para onde foi transferida as pressas neste sábado 05/09 em estado preocupante após ter sido testada POSITIVO para COVID-19.

"Ela chegou no hospital, hipotensa, dispneica, pouco orientada,  e a glicemia tão alta que nem dava pra ler no aparelho. Por conta da dispneia, ela foi testada para covid e deu POSITIVO. Algumas pessoas que moravam junto a ela tinha testado positivo mais ou menos há 1 mês atrás.  Uma pena que ela não tinha uma imunidade boa como a dos que conviviam com ela", relata um dos profissionais de saúde que a recebeu no Hospital Estadual Norberto Ângelo Pereira em Fronteiras - PI.

Em meio aos acontecimentos, populares ainda colocam em cache a credibilidades dos profissionais de saúde no que diz respeito a existência do vírus no município, possivelmente movidos por questões políticas ou até mesmo falta de aceitação, o que é considerado normal se tratando de uma cidade pequena, porém não aceitável.

"É uma triste realidade da grande maioria do povo de Fronteiras não acreditar que a doença existe. Que os profissionais daqui estão falsificando testes positivos. Isso dói muito, principalmente quem tá na frente dessa guerra, onde o medo também caminha ao lado. É uma doença agressiva e nova, não se sabe muito a respeito. Enquanto uns não sentem nada outros sentem ao ponto de morrer e rápido.", desabafa profissional de saúde do hospital de Fronteiras.

Na tarde de hoje, a Sra Cleuda da Coordenação Estadual de Epidemiologia/CIEVS entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Fronteiras informando a confirmação da existência de um óbito em Picos de uma paciente residente em Fronteiras, o qual deve estar saído no Boletim do Hospital Justino Luz ainda hoje.

Dona Maria era acometida por comorbidades como Diabetes Mellitus tipo II, que colaborou de forma significativa para o agravamento de seu estado clínico.

Há relatos de que a mesma já estava a cerca de 10 dias com cansaço e tosse seca, no entanto foi relutante a procurar o serviço de saúde. Familiares afirmam que só conseguiram levar a mesma ao Hospital depois de situação extrema.

De acordo com informação existente em seu óbito, dona Maria faleceu em decorrência de: Insuficiência Respiratória Aguda,  Pneumonia e Infecção Respiratória Aguda, ambos ocasionadas pelo COVID-19 além de agravamento da Diabetes Mellitus tipo II. 

Seguindo os protocolos de Segurança da Vigilância Sanitária do Estado, dona Maria do Socorro não pôde ser velada, sendo providenciado seu sepultamento de imediato no cemitério do município.


Imagem: redes sociais
Informações: familiares e populares



COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)