3 de agosto de 2021

HOMENAGEM PÓSTUMA AO AMIGO NELSON AQUILES

 

Exatamente no dia 03 de agosto de 1911, nascia uma criança que se chamaria Nelson Aquiles de Sousa. O mesmo, mais tarde se casaria com Joaquina Maria de Sousa (Dona Quinquina). Juntos formaram uma das tradicionais famílias de Fronteiras-PI e tiveram 10 filhos.

Nelson Aquiles, Agricultor e pecuarista viveu uma vida íntegra, um homem de personalidade forte, sua palavra tinha forte valor. Aqui deixou o seu legado, vivendo 97 anos e 5 meses.

Embora eu seja bem mais novo, tive a oportunidade de conviver muitos momentos com ele, pude perceber que ele tinha todo um apreço pelos amigos, virtude hoje considerada rara entre as pessoas. 

Nelson Aquiles levava uma vida simples, todavia sempre colocou a frente de tudo o seu caráter de homem sério. Homem de muitos amigos, Mas o respeito sempre foi importante para o mesmo, nunca permitiu que sua moral fosse colocada à prova.

Em sua velhice, teve todo amor e carinho por parte de suas filhas: Salete, Êtinha, Sônia e Selma, assumindo cuidados diários de uma vida, por  vezes um cuidado até excessivo. Embora prestigiado de idade já bem avançada, gozava de uma saúde de ferro. 


Mesmo assim, quis o destino que ele nos deixasse justamente no dia 03 de junho 2002, próximo ao aniversário de Fronteiras, cidade natal a qual ele declarou ser o 2º amor da sua vida, já que o 1º se tratava de sua esposa, Dona Quinquina. 

Cantarolando ele declarava seu amor: “São 2 amores que eu tenho na vida... é minha terra e você minha querida”.

Quero aqui com essas singelas palavras, homenagear esse amigo que se estivesse vivo, hoje estaria completando 110 anos de vida. 

Obrigado Nelson Aquiles você foi e sempre será um exemplo de dignidade a ser seguido.

Fotos Arquivo Familiar.















COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)