26 de novembro de 2022

Poetisa Fronteirense ILZA BEZERRA é eleita para a Academia de Letras da região de Picos - PI

 

A poetisa e cordelista fronteirenses, Maria ILZA BEZERRA Sousa, foi eleita nessa sexta-feira (25/11) para a cadeira nº 28 da Academia de Letras da Região de Picos. (ALERP), que era ocupada anteriormente pelo ex-prefeito Francisco das Chagas Bezerra Rodrigues, vulgo Chico de Júlio, falecido em outubro de 2020. A mesma venceu a disputa com 13 votos.
Atualmente a ALERP é presidida pelo professor Francisco de Assis Sousa, que acompanhou e participou do processo de votação da NOVA IMORTAL.

ILZA BEZERRA, nasceu no município de Pio IX, no entanto escolheu ser natural de Fronteiras - PI, ao fazer sua certidão de nascimento aos 18 anos, onde passou boa parte dos seus anos.

Professora em Letras Português / Inglês, tem vasta experiência em sala de aula, do ensino fundamental, bem como ensino superior na área de língua e literatura, se destacando entre os grandes educadores de Fronteiras.

Ilza foi alfabetizada pela sua mãe (costureira), conhecida como  Maria de Nequim e seu primeiro contato com a leitura foi através dos romances de cordel entre os quais podemos citar alguns: Iracema, O Pavão Misterioso,  Coco Verde e Melancia. Encantada, ILZA levava adiante seu conhecimento, lendo diariamente para seus pais, vizinhos, crianças e idosos.

O cordel sempre marcante em sua vida, deixou em sua história seu primeiro namorado, o qual surgiu em uma roda de cordel e somente mais tarde a mesma descobriu os clássicos da Literatura Brasileira, Portuguesa e Universal.

Em 2017, passou a morar em Picos , onde graciosamente tornou como cenário das suas narrativas em cordel, um dos seus Reinos.

"Quando me perguntam o que estou fazendo em Picos, respondo: estou desfazendo-me e tecendo-me com as linhas de cordel, a textura de um pão doce e a melodia do canto do Tetéu, entre calçadas altas, ruas estreitas e montes vistosos", relata ILZA.

"E ainda acrescento: Sou grata à cidade de Picos, terra de pessoas acolhedoras, onde já fui condecorada com 3 títulos (MULHER VITORIOSA, MULHER EXTRAORDINÁRIA e MULHER PÉROLA)", finaliza.

Autora dos cordéis:

*A Saga Shakespeariano de Romeu e Julieta;

*Nas Garras do Gavião;

*A Saga do Antônio dos Andores;

*Maria das Tiras;

*Juanita das Sete Eiras;

*Dona Marluce - A Sabedoria Vestida Com o Robe da Simplicidade;

*Os Fantasmas Secretos de Maria dos Anjos;

*Dona Guidé - Um Coração de Colibri;

*O Carisma Cordimariano de Maria Helena; 

*Nísia Floresta - Entre Lutas e Controvérsias;

Sua primeira publicação em poema: Tudo é um Momento.

Sua vasta experiência em leitura e escrita de cordel, nos é oferecida como presente através de palestras e oficinas ministradas pela mesma, envolvendo diversos temas da literatura de cordel com muito humor, descontração e poesia .

Ao ser indagada pelo Portal Lagoa do Rato sobre a emoção de ser a mais nova IMORTAL, Ilza Bezerra responde: "Confesso que é uma conquista nada fácil, cada voto que eu conquistava, uma lágrima caía no celular. Eu esperava 13 votos, todo mundo foi fiel a mim. Fiz algumas descobertas, sou uma boa articuladora das palavras. Penso que convenci as pessoas com a minha sensibilidade poética".

Portal Lagoa do Rato: Hoje quem é a IMORTAL ILZA BEZERRA?

ILZA BEZERRA: Uma mulher que respira com poesia ...

Este ano, Ilza também foi eleita para a Academia Brasileira da Literatura de Cordel(ABLC). Com sede no Rio de Janeiro. "Minha posse será em março de 2023", afirma.

Parabéns amiga e minha ex-professora Ilza Bezerra, és uma uma grande satisfação e motivo de orgulho poder acompanhar de perto seu êxito. 

Sua conquista também é daqueles que com admiração acompanha seu trabalho e carisma.


Por Josesandra Sousa


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)