Alfabetização Criativa”. Foi com esse tema que a Prefeitura Municipal de Fronteiras, que tem à frente a prefeita Maria José Ayres de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de educação, que tem como gestora da pasta a renomada professora Verônica Maria Pereira Ribeiro, reuniu diretores, coordenadores, orientadores, professores, alunos e representantes da Educação Municipal fronteirense durante toda a manhã deste sábado, 08, no Auditório Dona Quinô para o “III Seminário Municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC”.
O PNAIC, foi alçado, ao lado dos programas federais e municipais de Educação, ao posto de uma das principais políticas públicas educacionais assumidas pela gestão ‘Mudança com Compromisso’. A meta: alfabetizar todas as crianças fronteirenses de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do 3º ano do Ensino Fundamental, série que encerra – ou deveria encerrar – o chamado ciclo de alfabetização.
Na abertura do seminário os alunos da Unidade Escolar Hermínio José Ribeiro fizeram uma linda apresentação com a música ‘Aquarela’ de Toquinho. Ovacionada e admirada pelo público do evento.
Em sua fala durante o seminário, a professora Verônica Ribeiro destacou que o encontro marca o reinicio das atividades do Pacto no município. “Nós encontramos o programa com serias dificuldades deixadas pela gestão passada, problemas como a não formação dos alfabetizadores, relatórios com pendências de envios para o sistema por falta das ações, bem como o município deixou de participar de capacitações e formações importantíssimas”.
Verônica agradeceu ainda a participação de todos e disse que o encontro é momento de trocar experiências e pontua que com a sua chegada na pasta da educação várias medidas foram tomadas para restabelecer e garantir o funcionamento do Pacto. “Já temos avançado muito. Vamos garantir o funcionamento de verdade do PNAIC pois na nossa gestão educacional não existe faz de conta. Precisamos melhorar a cada dia a qualidade da educação e é isto que temos feito”, disse a secretária.
A coordenadora regional do Pacto, da 16ª GRE e diretora da Escola Nossa Senhora de Fátima, a professora, Joaquina Girlúcia, demonstrou em sua fala, muita satisfação com o restabelecimento do programa e com a realização do seminário. “Que as dificuldades nunca seja empecilho para o sucesso e que nunca deixemos de acreditar nas mudanças e no avanço na aprendizagem de nossas crianças. Muito feliz em ver a educação Fronteirense caminhando a passos largos”, disse.
Em entrevista ao Cidades Na Net, a coordenadora local do Pacto, professora Eva Tainá Gomes Bezerra, foi enfática. “Os professores foram cadastrados no programa, mas pouco participaram das ações por falta de incentivo da gestão passada e hoje com a realização do seminário nós buscamos resultados positivos para a educação que refletirá no aprendizado do aluno” – Eva explica que várias ações já foram concretizadas com apoio total da nova
A orientadora de estudos, Antônia Islandia parabenizou a gestão. “Estamos felizes com a oferta da formação para os alfabetizadores, o que reflete diretamente na vida dos alunos em salas de aulas. Vamos continuar o trabalho”.
A professora Doutora Olivette Rufino Borges Prado Aguiar ministrou uma palestra com tema “Limites e possibilidades da Alfabetização Criativa”, onde refletiu sobre questões que envolvem o processo de alfabetização na perspectiva do letramento, oportunizando a socialização de conteúdos capazes de contribuir no debate sobre a qualidade da alfabetização na perspectiva do letramento diante dos desafios contemporâneos, sistematizando a produção teórica e pratica docente sobre o temas abordados durante a palestra no seminário.
O PNAIC no município contempla cerca de 20 alfabetizadores do ensino fundamental, e no evento contou com a participação da coordenadora regional do Pacto, da 16ª GRE, a professora, Joaquina Girlúcia, coordenadora local, professora Eva Tainá Gomes Bezerra, e orientadora de estudos a professora, Antônia Islandia da Costa Silva.
Além da equipe do Pacto, participaram da solenidade de abertura do seminário a secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro, a supervisora de Ensino, Hidelgárdia Gomes Bezerra, coordenadora de Ensino do Campo, Dores Lene, coordenadora do Novo Mais Educação, Francireza Alencar, a Chefe do Departamento de Projetos Erivânia Araújo, a Diretora da Escola Herminio José Ribeiro, Luiza Maria e o secretário de comunicação, Clediomar Sousa.
Veja mais fotos:
Texto: Cidades na Net
Fotos: Lagoa do Rato
Fotos: Lagoa do Rato