21 de novembro de 2017

Prefeitura de Fronteiras abre a IV Semana do Bebê e lança eleição para escolha do bebê prefeito; veja fotos


Com o objetivo de promover ações compartilhadas em prol da primeira infância, e o propósito de garantir o direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, o município de Fronteiras -PI abriu na noite desta desta segunda-feira, 20, a IV Semana do bebê, que tem como tema “Fortalecimento dos vínculos afetivos na Era Digital”. O evento aconteceu no Auditório Dona Quinô e é realizado pela Prefeitura Municipal em parceria com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Na abertura, a prefeita Maria José Ayres de Sousa, que participou ativamente de todo evento, deu as boas-vindas à todos e destacou a importância da Semana do Bebê, como uma iniciativa orientadora sobre os cuidados com os filhos nessa faixa etária da vida, desde a sua concepção, infância, até a adolescência.

“Quando se trata de criança é algo que nos toca o coração, principalmente quando se tem e teve o dom da vida, a procriação, de ser mãe, todas nós que já fomos mães sabemos o que significa um filho para nós, então é importante que esse momento não se torne só um momento festivo, mas um momento dos gestores municipais, como também toda a sociedade de Fronteiras esteja incluída neste mesmo sentimento para que nós possamos fazer algo por essas crianças que aqui estão, essas crianças que precisam do nosso apoio, da nossa colaboração para o desenvolvimento intelectual e físico”, disse.


O secretário de Saúde, Alexander Sampaio, que também é odontólogo falou sobre o evento. “O objetivo mais importante dessa semana é conscientizar sobre a importância dos cuidados com os nossos bebês, essas crianças de 0 a 6 anos representam mais de 10% da nossa população, além de que é o futuro do nosso município, do nosso estado, do nosso país e do mundo. Fronteiras realiza uma ação conjunta entre a prefeita Maria José, a secretaria de saúde, a secretaria de educação, o serviço social, que tem como objetivo mobilizar o serviço público, como também as famílias e toda a comunidade geral para garantir o direito das gestante, das mães e dos seus filhos”, pontuou.


A secretária de Educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro, também ressaltou o compromisso da gestão da prefeita Maria José com a primeira infância, destacando que realizar essa edição da semana do bebê é especial para ela. “A criança é benção de Deus, e se é benção de Deus é sagrado para a gente, investir no presente dos nossos pequenos é ter o desenvolvimento. Estamos vivenciando nesta semana do bebê um momento de reflexão, de cuidado, de discussão em prol da primeira infância”, disse.


O articulador do Selo Unicef no município, Raoni Sousa, fez uma ampla explanação sobre os objetivos gerais. Segundo ele, essa semana é o reflexo de uma mobilização contínua que está sendo realizada pela gestão ao longo de todo o ano. “A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do Unicef e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros e Fronteiras está na luta pela a garantia de direitos das nossas crianças”, afirmou.


Durante o evento houve uma apresentação cultural com os alunos do Centro de Educação Infantil José Aquiles Filho. Na ocasião foi lançado também a eleição para a escolha do bebê prefeito 2017. As crianças escritas são: Ana Ida Pereira Brito, 11 meses, filha de Idelmara Maria Pereira de Sousa e Jose Cândido de Brito; Evelly Gabrielly Mendonça Silva, 4 meses, filha de Maglida Suayanne Gomes Mendonça e José Filho Da Silva; Fábia Renata Araújo de Oliveira, 9 meses, filha de Vládia Maria Franco de Oliveira e Antônio Eduardo de Araújo Pedrosa e Kauã Levy Morais da Silva Sousa, 3 meses, filho de Maiane de Morais da Silva Leite e Thiago Francisco Sousa.


Para votar é só acessar o Portal Lagoa do Rato, ou CLIQUE AQUI. Em seguida selecione seu bebê prefeito preferido, prove que você não é um robô, clique em VOTAR, pronto! Seu voto é computado, ah e só é possível um voto por IP (dispositivo). A votação teve início, dia 21/11 e ENCERARÁ dia 25/11 às 8h.


As atividades da IV Semana do Bebê prosseguem até o domingo, dia 26. No sábado, as 9h, será conhecido o resultado do concurso para a escolha do “Bebê Prefeito 2017”. No domingo, 26 de novembro, as 19h haverá Missa de encerramento da semana, em Ação de Graças na Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.


Participaram ainda do evento, a Secretária Municipal de Assistência social, Bruna Bezerra; a Coordenadora da Atenção Básica, Joaquina Maria de Lurdes Gonçalves Bezerra Sampaio; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Priciely; o secretário de comunicação, Clediomar Sousa; a Diretora da Unidade Escolar Nossa Senhora de Fátima, Joaquina Girlúcia; a Diretora do Centro de Educação Infantil, Wanda Costa; a diretora da  Unidade Escolar José Aquiles de Sousa, Maria das Graças e a Supervisora de ensino Hidelgardia Bezerra.
Veja mais fotos:






































































Texto: CidadadesNaNet
Fotos: Clediomar Sousa



COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)