17 de janeiro de 2018

FRONTEIRAS(PI) - PREFEITA MARIA JOSÉ CONCLUI E INAUGURA OFICIALMENTE "ESCOLA MODELO" À BENEFÍCIO DA POPULAÇÃO

Em solenidade conspícua, a Prefeita Municipal Maria José Ayres de Sousa, ao lado da Secretária Municipal de Educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro, inauguraram de fato e de direito  a sede da Unidade Escolar Municipal Conceição de Maria Gomes Alves de Sousa Bezerra, na tarde dessa terça-feira(16). 


Inicialmente se fez necessário o esclarecimento da engenheira Elaine Costa, responsável pela alimentação de sistema de projetos do MEC junto a Prefeitura, onde a mesma afirma que de acordo com o SIMEC a então "inauguração" realizada pela gestão passada não passou de "um faz de conta", nas palavras da mesma "uma inauguração aparentada", pois perante a lei a mesma simplesmente nunca existiu mediante as irregularidades constatadas e comprovadas, levando por terra todo e qualquer fofoca a cerca dos fatos.

O SIMEC trata-se de um Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação, ou seja, é um portal operacional e de gestão do MEC, que trata do orçamento e monitoramento das propostas on-line do governo federal na área da educação. É no SIMEC que os gestores verificam o andamento dos Planos de Ações Articuladas em suas cidades.


Veja o vídeo de esclarecimento da Engenheira Civil Elaine Costa

“Uma escola só pode ser inaugurada quando está 99 % concluída, o gestor anterior inaugurou esta escola com apenas 77 % do empreendimento construído, o MEC não reconheceu na época a conclusão da obra. Desde que a prefeita Maria José assumiu a gestão junto com a secretária Verônica, deram entrada nos entraves burocráticos e buscaram a liberação da última parcela dos recursos e assim a Prefeitura concluiu a obra que agora depois de passar por vistoria do MEC está considerada concluída e foi oficialmente entregue a população” esclarece Elaine Costa.


Tomada de grande emoção, a prefeita e professora Maria José destacou a importância da obra. “Esta é uma obra importantíssima. Como professora tenho plena certeza de que investir na Educação é sem dúvida o melhor caminho para o desenvolvimento. Quando assumimos a gestão tivemos o carinho de dar continuidade às obras da Escola. Nós ficamos muito satisfeitos em poder estar entregando essa escola que, com certeza, vai servir muito à comunidade os quais agora poderão ter mais uma escola pensada para atender a todas as suas necessidades. Agradeço aqui a todos que compõem a educação, desde o vigia à direção e a todos que contribuíram de todas as formas para tornar esse momento real. Jamais Maria José deixaria uma escola ao léu, entregue ao esquecimento. Obrigada a todos! ”, discorre a prefeita.

A Secretária Municipal de Educação, Verônica Maria Pereira Ribeiro, relatou o papel de uma escola na vida de um aluno. “As escolas representam instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas. São nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. Por isso mesmo elas, as escolas, têm que desempenhar um papel fundamental e insubstituível na consolidação das sociedades democráticas baseadas no conhecimento, na justiça, na igualdade, na solidariedade e em princípios sociais e éticos irrepreensíveis”.

O saudoso Dr. Marcelo, ex-prefeito de Fronteiras foi lembrado de forma carinhosa trazendo emoções e nostalgia aos presentes. "Hoje é uma data especial, não haveria data melhor para inauguração desse grandioso bem para os fronteirenses. Hoje, dia 16 estaríamos comemorando o aniversário de Marcelo, o qual deve estar com o coração cheio de alegria nesse momento", acrescenta.

Verônica destacou o empenho da gestão da prefeita Maria José com a Educação. “Com propriedade posso dizer que em nossa administração a Educação Municipal vem tomando novos rumos, deixando de ser meramente assistencialista, para se tornar plenamente formativa e inovadora. É para confirmar isto que hoje entregamos uma nova escola a Fronteiras, estamos inaugurando de fato e direito, esta instituição de ensino que agora está dignamente apta a ofertar educação aos fronteirenses.  Não é apenas uma bela obra estruturante, mas uma obra que em seu bojo tem o mais importante: as pessoas que nela trabalharão com garra e determinação. É justamente esse conjunto: direção, corpo administrativo, pedagógico, docentes e alunos que farão com que esta obra se torne um bem social. Com o coração transbordando de alegria estamos entregando esta escola. Agradecimentos a prefeita Maria José, a diretora Francireza, tenho certeza que aqui será palco do desenvolvimento educacional”, concluiu.

Na oportunidade, a gestão da escola foi entregue à Professora, Francireza da Silva Alencar de Sousa a qual tomada de gratidão fez seu pronunciamento. “A gestão mostra a grandeza do seu trabalho, entregando a nossa população uma obra que sem dúvidas, ficará marcada na história de Fronteiras, por ofertar o Ensino Fundamental à todas as crianças deste bairro e proximidades. Abrir as portas de uma escola não e simplesmente preencher as salas do aula de crianças, mas resgatar a cidadania de um povo. É trazer a esperança do um futuro melhor para a população. O povo dos Bairros Ribeirão, Sangradouro, Acampamento, Panorama e proximidades estão felizes, por contar a partir de hoje com uma obra voltada para a educação. Onde mães poderão trabalhar e deixar suas crianças em uma escola como esta; que indubitavelmente, trará bons frutos a toda comunidade” ressaltou.
O evento foi prestigiado em massa pela célula educacional do município, bem como secretariado, populares, os vereadores Gernilson Ricardo e Nego Adeilson, o Coordenador do CRAS e Articulador do Selo - Raoni Sousa, o Mobilizador do Selo - Matheus Sousa , o Gerente da 16ª GRE - Edson Gomes Filho, Vera Lúcia - Diretora do IEMSAS, familiares e amigos de Conceição de Maria, que leva o nome da escola que foi construída com recursos oriundos do Fundo Nacional da Educação (FNDE) com contrapartida do tesouro municipal.
A escola chama a atenção pela sua estrutura arquitetônica, seguindo projetos padrão para a construção de escolas do modelo Espaço Educacional Urbano e Rural, disponibilizado pelo FNDE.


















 








































COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)