19 de maio de 2020

FRONTEIRAS-PI – SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA BALANÇO DE 60 DIAS DE COMBATE AO COVID-19

O Secretário de Saúde do Município de Fronteiras (PI), Irwing Ferro, após 60 dias de combate ao COVID-19 realiza um balanço positivo das ações junto ao combate ao coronavirus. No decorrer desse tempo a Secretaria de Saúde, a Vigilância Sanitária juntamente à Policia Militar, executaram diversas ações preventivas objetivando uma forma de evitar que o vírus chegasse ao município.
Um dos primeiros passos da Prefeita Maria José foi baixar decretos restringindo algumas ações a fim de evitar aglomeração de pessoas, um dos principais fatores que contribui na propagação do vírus.

Em seguida a Diretora da Vigilância Sanitária, Tailândia Silva, ao lado da 4ª Cia de Policia Militar colocaram em prática uma campanha de conscientização. A notificação de pessoas que estavam retornando de outros estados para Fronteiras se fez necessário e a quarentena destes também.

O Secretário Municipal de infraestrutura, Francisco Hermínio juntamente com Brás Aristides, por sua vez fizeram uma adequação necessária em um carro pipa para executarem a higienização das ruas de Fronteiras-PI evitando a possível propagação do vírus.

Ainda no decorrer desse trabalho preventivo, através da Secretaria Municipal de Saúde, foram disponibilizados dois enfermeiros Thiago Almeida e Kamila Parente para uma qualificação na cidade de Picos para se tornarem aptos de forma segura A executarem testes de amostragem do COVID-19 no município. Na oportunidade foram feitos 400 exames de covid-19 onde até o momento foram confirmados 4 casos, sendo que um destes já está curado com já foi esclarecido por profissionais de saúde em outras ocasiões. Foram 310 testes na pesquisa do Estado como amostragem e 90 testes realizados pelo município em pessoas com sintomas, contatos de casos positivos e por amostragem para pessoas que chegaram de outros locais.



A medida que foram aparecendo casos de coronavirus em Fronteiras, medidas de segurança bem como campanhas de conscientização foram intensificadas unindo forças e consequentemente mostrando resultados positivos.
É importante lembrar que assim que o vírus chegou às cidades circunvizinhas, o Secretário de Saúde e o Coordenador do município Mateus Soares por determinação da Prefeita Municipal Maria José, montaram barreiras sanitárias nas principais saídas do município visando a contenção do vírus, momento em que contaram com a colaboração de profissionais do município na atuação da mesma.

Não se pode negar ou se quer omitir o excelente trabalho das equipes que foram designadas para estarem a frente desse trabalho que vem sendo realizado de forma responsável e transparente, colocando como prioridade a saúde e a vida da população do município de Fronteiras. Críticas destrutivas e sem conhecimento de causa não serão capazes de desestabilizar o objetivo maior de todo esse trabalho: salvar vidas!

“Críticas sempre serão bem vindas, desde que não denigrem a moral e desmereça o trabalho árduo daqueles que colocam suas vidas em risco em função de toda uma população diariamente”, enfatiza Irwing Ferro.
“É preciso bem mais que exigir respeito, é necessário que respeitem o próximo e a si mesmo, mantendo-se em casa e não abrindo mão das normas de higiene e segurança”, finaliza.


COMPARTILHE NAS REDES

Autor:

Comente pelo Facebook (Sob sua responsabilidade)