18 de janeiro de 2024

Em Picos, incêndio atinge alas do Hospital Regional Justino Luz e pacientes são retirados às pressas

Em Picos, incêndio atinge alas do Hospital Regional Justino Luz e pacientes são retirados às pressas

 


Populares registraram momentos de desespero no Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos (a 313 km de Teresina), após um incêndio que teria começado na Ala B e depois se alastrado chegando a Ala C da unidade na madrugada desta quinta-feira (18).

Nas imagens, é possível ver o momento em que as chamas destruíam uma sala de atendimento, inclusive é possível ver os destroços de uma cama hospitalar. Em outros vídeos, pacientes estão em quartos completamente tomados pela fumaça antes da evacuação do local. E por fim, é possível ver os registros da retirada de pacientes, alguns em macas, outros caminhando com auxílio.

Pessoas que recebiam atendimento, profissionais de saúde e acompanhantes se abrigaram na Praça Antenor Neiva que fica próximo a unidade e permaneceram lá aguardando transferência.

“Parecia cena de filme terror. A gente gritando, pedindo ajuda e a fumaça tomando conta de tudo. Pacientes nas macas ainda nus, passando frio, outros enrolados com lençóis. Não tinha muito o que fazer, era tentar salvar a vida”, disse um familiar que não quis ser identificado e relata como tudo ocorreu.

Confira vídeo:


Após o incêndio, parte dos pacientes foram remanejados para hospitais privados em Picos, outros permaneceram no Hospital Regional Justino Luz após algumas áreas da unidade serem liberadas, apesar do forte cheiro de fumaça no local.

Alguns pacientes e funcionários acabaram inalando fumaça e precisam passar por atendimento e uso de oxigênio.


O Corpo de Bombeiros deslocou duas equipes que trabalharam na retiradas de pacientes da unidade com auxílio de profissionais do Samu que participaram do resgate. Em seguida, as equipes extinguiram as chamas que atingiam o local.

A primeira chegou a casa de saúde e foi ajudar na evacuação de pacientes já realizada por profissionais de saúde.
Posteriormente uma segunda equipe foi deslocada para o local com o intuito de debelar as chamas. O fogo estava bem alto e os pacientes apresentavam falta de ar por terem inalado fumaça.

“Por volta de 3h40 a Polícia Militar ligou pra gente informando sobre o incêndio no Regional. Quando chegamos já vimos que o incêndio estava bem alto e a população estava em pânico. Juntamente com os profissionais conseguimos evacuar os pacientes e debelar o incêndio “, disse o Comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar de Picos, tenente Medeiros.

Fonte: cidade verde


15 de janeiro de 2024

EM PLENÁRIA, MDB LANÇA ZE ODON COMO PRÉ -CANDIDATO À PREFEITO DE FRONTEIRAS

EM PLENÁRIA, MDB LANÇA ZE ODON COMO PRÉ -CANDIDATO À PREFEITO DE FRONTEIRAS

 


No início da noite de domingo (14), aconteceu, na sede municipal de Fronteiras(PI), a Plenária do MDB, que foi prestigiada por filiados e simpatizantes e teve como objetivo lançar os nomes dos pré-candidatos às eleições de 2024 pelo partido.

O Movimento Democrático Brasileiro - MDB, por meio de sua presidente, Verônica Pereira, lançou inicialmente o nome de sete pré-candidatos: Almir Freire, Brás Aristides, João Batista, Kauet Ribeiro, Marta Arcoverde, Mayara Bezerra e Suely Andrade, os quais pretenderem concorrer às vagas no legislativo. 

O MDB carrega consigo o peso de grandes nomes à frente do partido. Em Fronteiras, o marco foi iniciado pelo saudoso Dr. Marcelo, que caminhou ao lado de seu primo, Osmar Sousa.

Posteriormente, Maria José, ex-primeira dama, também foi eleita à prefeita pelo partido e cumpriu o mandato de 2017 a 2020.


Para representar o percurso de realizações, ninguém melhor do que Zé Odon como pré-candidato a prefeito de Fronteiras pelo MDB, decisão unânime do partido.


Zé Odon, de conduta incontestável, tem realizado um trabalho digno junto à Câmara Municipal, fazendo jus aos 1.118 votos recebidos como o vereador em 2020. Por meio de muito empenho dedicado à população, busca por igualdade e recursos, a fim de melhorar a qualidade de vida de todos.


Em seu pronunciamento, o pré-candidato a prefeito, Zé Odon, falou de gratidão pelo reconhecimento e enfatizou a vontade de poder fazer mais pelo povo de Fronteiras, em especial pelos menos favorecidos, criando oportunidades e oferecendo condição de vida digna e desejada por todos que, com dificuldade, têm buscado pelo sustento de suas famílias.

A plenária é um movimento democrático supra partidário, onde os pré-candidatos Genilson Sobrinho e Eudes Agripino foram convidados. No entanto, apenas o pré-candidato do PT se fez presente, já  o atual prefeito e também pré-candidato não compareceu.