Jovem de Fronteiras é o mais novo Oficial de Chancelaria do Serviço Exterior Brasileiro
O jovem João Luís da Silva Filho foi aprovado no concurso de Oficial de Chancelaria, organizado pelo Itamaraty. João Filho, como é conhecido entre familiares e amigos, é o único do Piaui no concurso, ele está na 33ª posição, portanto, classificado para uma das vagas disponíveis.
Filho da Técnica em Enfermagem Maria Nilma de Sousa e do Contador João Luís da Silva (in memoriam), João Filho nasceu na cidade de Fronteiras-PI, pequena cidade que fica à 420km da capital piauiense.
O mesmo teve o início da sua vida estudantil em sua cidade natal, no renomado IEMSAS (Instituto de Ensino Maria do Socorro Aquiles e Sá), mais conhecido com "Escola de Tia Vera", e só no ensino médio foi estudar em Teresina.
João Filho é um exemplo de superação e determinação, tendo em seu currículo uma basta amostra da sua dedicação e empenho. O mesmo passou no curso de Engenharia Elétrica (1º lugar) na UESPI e (4º lugar) na UFPI respectivamente. Participou do projeto Ciências Sem Fronteiras (Intercâmbio na Inglaterra), momento no qual despertou o desejo de "Ser um profissional no mundo".
Seu êxito é o reflexo de sua vida calma e dedicada aos estudos, motivo de orgulho para sua família, amigos e conterrâneos.
Abraço minha amiga Nilma pela conquista do seu filho e congratulo o mesmo pela esplêndida aprovação!
João Luis e sua Mãe a professora Maria Nilma de Sousa
Durante a pandemia, com suas atividades laborais paralisadas, iniciou seus estudos para realizar seu grande sonho: trabalhar no consulado. Durante esse período, começou a se aprimorar em cursos de idiomas e estudar estratégias para otimizar seu tempo. Por morar no interior, sua base foram cursos online. Sua rotina de estudo era de cerca de 14 horas diárias. Seus únicos momentos de lazer eram dedicados à leitura de livros de história contemporânea ou assistindo séries. Sempre um amante das artes desde criança, ele fazia coleção de livros e filmes antigos.
No ano de 2024, seus esforços apresentaram resultados. No último concurso do Ministério das Relações Exteriores, foi aprovado para o cargo de "Oficial de Chancelaria do Serviço Exterior do Brasil", ocupando a 36ª posição e sendo o único piauiense a conquistar esse feito nesse concurso.